4 sintomas que devo procurar um especialista em quadril

Sabemos que o ortopedista especialista em quadril é o médico responsável por analisar e tratar qualquer alteração que envolva a área do quadril.

Existem diversas doenças relacionadas ao quadril, algumas delas são adquiridas devido a alterações dos ossos ainda na infância e outras são desenvolvidas por processos inflamatórios no local, como a bursite e a artrite. Há ainda os casos mais graves, que são as fraturas.

Fato é que muitas vezes fica aquela dúvida de quando realmente procurar um especialista em quadril. E para esclarecer esse ponto, listamos quatro sintomas importantes. Confira!

Sintomas de doença no quadril

Veja abaixo quatro sintomas que você deve procurar um especialista em quadril.

  1. Dor no quadril

É importante prestar atenção se essa dor no quadril piora ao andar, entrar no carro, ficar sentado por muito tempo ou ao deitar de lado sobre a articulação afetada.

  1. Andar mancando

Em alguns casos o indivíduo precisa até mesmo de uma bengala para apoiar melhor o peso do corpo.

  1. Sensação de dormência ou formigamento nas pernas

Esse costuma ser um dos sintomas da artrose no quadril, que é um desgaste da articulação e causa degeneração das cartilagens.

  1. Dor no quadril que irradia até o joelho

Normalmente, essa dor afeta a parte interna da perna e é um sinal característico da osteoartrite do quadril.

Principais doenças do quadril

Como falamos, existem diversas doenças que podem acometer o quadril, seja por traumas do esporte, quedas ou até mesmo aquelas adquiridas ao longo dos anos. Podemos citar entre as principais delas:

  • Artrite no quadril: inflamação das articulações locais. A mais comum delas é artrite inflamatória.
  • Artrose de quadril: também chamada de osteoartrite, é degeneração da cartilagem que protege os ossos, causando dor, inchaço e dificuldade de movimento.
  • Fraturas por estresse do quadril: ocorre no colo do fêmur quando se gera um estresse no osso. 
  • Fratura no Cóccix: mais comum em casos de queda ou de um impacto muito forte, causando dor na região, além de dificuldade de se movimentar.
  • Luxação do quadril: deslocamento dos ossos da articulação da bacia, que pode ocorrer em uma queda ou então pode ser congênito, quando a criança já nasce com a luxação ou acaba por adquiri-la (displasia do desenvolvimento do quadril).
  • Tendinite no quadril: inflamação nos tendões que causa dor e inchaço. 
  • Bursite de Quadril: inflamação da bursa que causa dor nas articulações e dificuldades para movimentar o local inflamado.

Agora que você já sabe quando procurar um especialista em quadril, não deixe de agendar uma consulta!

Artigo escrito por Dr. Daniel Daniachi

Médico ortopedista especialista em quadril

CRM 117036

Currículo lattes