Fisioterapia para joelho

Toda pessoa deve manter os músculos dos joelhos fortes. Isso porque esta é uma articulação grande e que recebe diariamente muito impacto, seja ao caminhar, praticar exercícios, subir e descer escadas ou correr. Com o tempo, esses impactos aliados ao processo natural do envelhecimento ósseo podem gerar dores ou lesões. Para eliminar dores e manter os joelhos sempre saudáveis, uma excelente alternativa é fazer fisioterapia.

As ocasiões que podem provocar problemas nos joelhos são muitas, como traumas ou postura incorreta. E as lesões mais comuns nos joelhos são: rompimento dos ligamentos, luxação da patela, condromalácia (amolecimento da cartilagem), artrose, tendinite patelar e lesão do menisco. Uma lesão é uma situação de emergência que, se não for tratada rapidamente, pode ter consequências graves e causar muita dor.

Se um ligamento do joelho for rompido ou comprometido, por exemplo, ele fica instável e causa forte dor. Os ligamentos servem para dar estabilidade à articulação. Parece ironia: as pessoas mais propensas a lesionar um ligamento de joelho são aquelas que possuem estilos de vida mais ativo. Um levantamento feito em 2017, com base em dados de pacientes atendidos pelo Instituto do Joelho do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, mostra que 55% dos rompimentos ocorrem com praticantes de futebol. O ranking segue com artes marciais (16%), basquete (12%) e treinos na academia (8%).

Além disso, quando os músculos da perna e do quadril estão fracos é o joelho que sofre. Muita gente acha que a primeira opção no caso de muita dor ou lesão é a cirurgia, mas em alguns casos, com fortalecimento e fisioterapia é possível se recuperar sem ter que operar.

A fisioterapia ortopédica avalia a postura estática e dinâmica do joelho e quadril, e orienta a execução correta dos exercícios de fortalecimento. Exercícios educativos, para o reequilíbrio muscular são realizados após uma avaliação precisa e individual, de acordo com o diagnóstico do paciente e sua situação atual.

Depois disso, é possível realizar exercícios de fortalecimento completo para membros inferiores e para o tronco, além do trabalho de equilíbrio e de propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo), para uma melhor estabilidade articular.

O sedentarismo é a principal causa da dor persistente no seu joelho, sendo responsável pelo desequilíbrio e fraqueza muscular com repercussões no joelho. Ter a musculatura da coxa forte diminui a dor e ajuda a manter o peso e se manter ativo.


Tratamento fisioterapêutico para o joelho

O tratamento fisioterapêutico para a reabilitação do joelho deve ser escolhido pelo próprio fisioterapeuta que irá tratar o paciente. Algumas técnicas que ele poderá utilizar são:

Laser: para diminuir a dor e facilitar a cicatrização;

Gelo: para diminuir o inchaço e anestesiar o local para a massagem transversa profunda;

Mobilização articular manual: para lubrificar a articulação, conferir amplitude de movimento e soltar aderências;

Mobilização da patela: para aumentar a flexão do joelho;

Tração do joelho: para aumento do espaço interarticular;

Corrente russa: para melhorar o tônus muscular da coxa anterior e posterior;

Exercícios com Thera-band: para ganho de força com os músculos da coxa e da perna;

Propriocepção: exercícios com os olhos abertos e fechados.

Está sentindo dor no joelho ou teve alguma lesão? Faça uma avaliação na Clínica Ortopedia Daniachi.


Clínica Ortopedia Daniachi

A clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!