Quando procurar um ortopedista especialista em quadril?

Quando procurar um ortopedista especialista em quadril?

O ortopedista especialista em quadril é o médico responsável por cuidar e analisar qualquer alteração

O ortopedista especialista em quadril é o médico responsável por cuidar e analisar qualquer alteração que envolva a área do quadril.

 

Essa região é composta por três ossos: ísquio, púbis, e ílio, que juntos formam a pelve, da qual fazem parte o osso sacro e o cóccix, além dos sete ligamentos que formam a articulação da região.

Algumas das doenças relacionadas ao quadril são adquiridas devido a alterações dos ossos ainda na infância. Outras são desenvolvidas por processos inflamatórios no local, tais como a bursite e a artrite. Existem ainda os casos mais agudos, como nos casos de fraturas.

 

Mas afinal, quando procurar um ortopedista especialista em quadril?

 

O paciente deve procurar um ortopedista especialista em quadril ao perceber qualquer alteração na região. Dentre alguns sintomas gerais que envolvem quadros de alterações físicas nesta área estão: a dor no local, o inchaço e a dificuldade de realizar alguns movimentos simples como sentar e levantar de uma cadeira.

Conheça as principais doenças do quadril

Podemos citar entre as principais doenças que envolvem o quadril, nas quais o paciente deve procurar a orientação de um ortopedista especialista em quadril: 

 

  • Artrite no quadril: inflamação das articulações locais. O tipo mais comum é a artrite inflamatória, que é quando há alteração no sistema imunológico do paciente, envolvendo dor e inchaço na região.
  • Artrose de quadril: também é conhecida como osteoartrite, é degeneração da cartilagem que protege os ossos. Esse dano também se estende aos ligamentos e articulações causando dor, inchaço e dificuldade de movimento.
  • Fraturas por estresse do quadril: ela ocorre no colo do fêmur quando se gera um estresse no osso. 
  • Fratura no Cóccix: ocorre principalmente em casos de queda ou de um impacto muito forte, capazes de causar algum tipo de lesão no local. É comum o paciente sentir muita dor na região, além de ter dificuldade de se movimentar.
  • Luxação do quadril: é um deslocamento dos ossos da articulação da bacia. Elas acontecem em momentos de trauma no local como, por exemplo, em uma queda. Entretanto, o quadro também pode ser congênito, quando a criança já nasce com a luxação ou acaba por adquiri-la (displasia do desenvolvimento do quadril).
  • Tendinite no quadril: inflamação nos tendões da região, capaz de causar quadros dor e inchaço. 
  • Bursite de Quadril: inflamação da bursa que fica entre o músculo e o tendão, a fim de evitar um grande impacto entre tendões e ossos. Quando o paciente apresenta este quadro, ele sente dor nas articulações e dificuldades para movimentar o local inflamado.

Clínica Ortopedia Daniachi

A Clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. 

Nosso centro possui tratamentos de fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua consulta em Higienópolis e venha nos conhecer!

 

Leave a Comment