HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

A coluna é composta por 26 ossos denominados vértebras, responsáveis por proteger e sustentar a medula espinhal e os nervos. 

Existem várias condições e lesões que podem afetar esta estrutura fundamental para o nosso organismo, podendo danificar as vértebras, causar dor e limitar a mobilidade do indivíduo. 

Sendo assim, podemos citar como algumas das principais doenças da coluna:

Coluna

Lombalgia

Dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. Essa dor pode se estender para a região das nádegas, face posterior das coxas mas não muito além do joelho, sem comprometer um trajeto de nervo específico.

Cervicalgia

Dor no pescoço e ombro que varia em intensidade, podendo se estender até o braço. Ela pode ser causada por doenças subjacentes ou por esforços prolongados, dormir em uma posição desconfortável, estresse, manipulação quiroprática ou uso de colares pesados.

Transtornos dos discos (hérnias e protusões)

O disco vertebral não tem poder de cicatrização, uma vez que não há circulação sanguínea em seu interior. Sendo assim, uma vez que o disco intervertebral se rompe, fica comprometida a estabilidade desta unidade funcional, o que, aos poucos, reduz a sua capacidade de suportar cargas de pressão.O paciente então passa a sentir cansaço, dores regionais segmentares no tronco ou dores irradiadas para os membros.

Artrose facetária

A artrose facetária consiste no desgaste degenerativo da articulação que leva à inflamação. O paciente relata dor que se apresenta no pescoço e ombros e na parte inferior das costas, em alguns casos irradiando para as nádegas e coxas.

Má postura

A postura corporal é como você mantém ou apoia seu corpo de maneira estática ou em movimento, quando está sentado ou dormindo, quando caminha ou quando levanta peso. A má postura corporal pode levar a distúrbios físicos e funcionais que, se não forem tratados, afetam a qualidade de vida do indivíduo.

Ciatalgia

Dor que irradia ao longo do nervo ciático, que desce por uma ou ambas as pernas a partir da lombar. A principal causa é quando uma hérnia de disco ou um esporão na coluna pressionam o nervo.

Espondilólise/Espondilolistese

É uma anormalidade estrutural da coluna, correspondente a um defeito no segmento interarticular que gera uma perda de continuidade óssea na região. Ela geralmente é assintomática, mas pode provocar dor lombar profunda.

Estenose canal medular

A estenose do canal medular lombar (ECL) é o estreitamento do canal da medula lombar, que pressiona a corda ou as raízes do nervo isquiático antes da saída pelo forame. Ela pode ser congênita ou adquirida, envolvendo as colunas cervical ou lombar. 

Escoliose/Cifose

Deformidade vertebral muito comum, definida como uma curvatura lateral da coluna e caracterizada por profundas alterações estruturais. Muitas vezes, ela está associada à rotação das vértebras e, dependendo do grau da escoliose, pode haver diminuição da capacidade da expansão torácica.

Cuide do seu quadril

Agende uma consulta com um especialista!

AGENDE SUA CONSULTA

Blog e Artigos

A gestão de Dores nas Articulações é essencial para melhorar a qualidade de vida de quem enfrenta esse tipo de condição, sendo que procurar...

A Postura no Trabalho faz toda a diferença para a saúde da coluna vertebral. Não tomar cuidado com esse aspecto pode trazer diversos prejuízos...

As Dores Crônicas no Quadril representam um desafio para muitas pessoas, sendo importante encontrar o tratamento e o acompanhamento certo para cada...