Coluna
Coluna

A coluna é composta por 26 ossos denominados vértebras, responsáveis por proteger e sustentar a medula espinhal e os nervos. 

Existem várias condições e lesões que podem afetar esta estrutura fundamental para o nosso organismo, podendo danificar as vértebras, causar dor e limitar a mobilidade do indivíduo. 

Sendo assim, podemos citar como algumas das principais doenças da coluna:

Lombalgia

Dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. Essa dor pode se estender para a região das nádegas, face posterior das coxas mas não muito além do joelho, sem comprometer um trajeto de nervo específico.

Cervicalgia

Dor no pescoço e ombro que varia em intensidade, podendo se estender até o braço. Ela pode ser causada por doenças subjacentes ou por esforços prolongados, dormir em uma posição desconfortável, estresse, manipulação quiroprática ou uso de colares pesados.

Transtornos dos discos (hérnias e protusões)

O disco vertebral não tem poder de cicatrização, uma vez que não há circulação sanguínea em seu interior. Sendo assim, uma vez que o disco intervertebral se rompe, fica comprometida a estabilidade desta unidade funcional, o que, aos poucos, reduz a sua capacidade de suportar cargas de pressão.O paciente então passa a sentir cansaço, dores regionais segmentares no tronco ou dores irradiadas para os membros.

Artrose facetária

A artrose facetária consiste no desgaste degenerativo da articulação que leva à inflamação. O paciente relata dor que se apresenta no pescoço e ombros e na parte inferior das costas, em alguns casos irradiando para as nádegas e coxas.

Má postura

A postura corporal é como você mantém ou apoia seu corpo de maneira estática ou em movimento, quando está sentado ou dormindo, quando caminha ou quando levanta peso. A má postura corporal pode levar a distúrbios físicos e funcionais que, se não forem tratados, afetam a qualidade de vida do indivíduo.

Ciatalgia

Dor que irradia ao longo do nervo ciático, que desce por uma ou ambas as pernas a partir da lombar. A principal causa é quando uma hérnia de disco ou um esporão na coluna pressionam o nervo.

Espondilólise/Espondilolistese

É uma anormalidade estrutural da coluna, correspondente a um defeito no segmento interarticular que gera uma perda de continuidade óssea na região. Ela geralmente é assintomática, mas pode provocar dor lombar profunda.

Estenose canal medular

A estenose do canal medular lombar (ECL) é o estreitamento do canal da medula lombar, que pressiona a corda ou as raízes do nervo isquiático antes da saída pelo forame. Ela pode ser congênita ou adquirida, envolvendo as colunas cervical ou lombar. 

Escoliose/Cifose

Deformidade vertebral muito comum, definida como uma curvatura lateral da coluna e caracterizada por profundas alterações estruturais. Muitas vezes, ela está associada à rotação das vértebras e, dependendo do grau da escoliose, pode haver diminuição da capacidade da expansão torácica.