HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dores nas costas ou em todo corpo no final do dia. E você fica se perguntando: de onde isso vem? Geralmente, atribui isso ao seu dia corrido. Contudo, sabia que isso pode ser consequência de uma má postura?

Além disso, a má postura compromete totalmente o funcionamento do nosso corpo. E isto é uma das razões pelas quais você e eu, devemos dar atenção ao tema. Nossa produtividade, qualidade de vida e até o precioso sono, podem ser afetados!

E ainda existem os casos graves, onde ela atinge a coluna de tal jeito, que apenas a intervenção cirúrgica devolve ao indivíduo o bem-estar.

Dessa forma, vamos entender melhor as consequências de uma má postura.

Quais são as consequências de uma má postura?

Como dito anteriormente, as consequências da nossa má postura, vão além de questões estéticas. Ela pode trazer alterações na nossa coluna vertebral e nas regiões cervical e lombar.

Além disso, existem outras, como:

  • Fadiga: o que acontece é que, quando você tem uma má postura, seu corpo precisa trabalhar mais pra te manter em pé! Assim, você se sente cansado;
  • Problemas para dormir: além das dores, o corpo não alinha da forma certa. Em outras palavras, ele não relaxa completamente, atrapalhando e causando insônia em alguns casos!
  • Dores de cabeça: sabia que muitas dores de cabeça que você tem podem estar associadas a má postura! Pois é. O que acontece é uma sobrecarga nos músculos das costas, atingindo também a sua cabeça.
  • Dor lombar: se ficamos muito tempo sentados de forma inapropriada, por exemplo, a dor lombar aparece. Até suas nádegas podem ser atingidas!

Dessa forma, agora que sabemos que a má postura traz muitas consequências negativas, precisamos, mais do que nada, dar a devida atenção a ela! Lembrando que existem causas mais graves associadas como a hérnia de disco e a escoliose!

Quais são as melhores dicas para melhorar minha postura?

Existem algumas práticas simples do dia a dia, que ajudam você a manter sua coluna, lombar e cabeça em sintonia. 

Quando você for se deitar, a postura mais indicada é dormir de lado. Além disso, utilize um travesseiro para manter sua cabeça alinhada com a coluna. Em pé, mantenha-se o mais ereto possível. Em outras palavras, seu peito deve estar ligeiramente para frente e abdômen contraído.

Como sabemos, o principal vilão da nossa postura é quando estamos sentados. Pessoas que trabalham muito tempo em frente ao computador, por exemplo, podem sofrer mais. Dessa forma, ao sentar-se, observe se sua coluna está ereta, se os ombros estão para baixo e os pés apoiados no chão.

E vale salientar: Não é aconselhado ficarmos muito tempo sentados. Assim, procure sempre dar uma pausa na atividade, pelo menos, de duas a duas horas!

Por fim, além de todos estes mencionados, você pode ainda:

  • Alongar-se sempre que puder. Este tipo de prática traz a sensação de bem estar;
  • Relaxar o corpo e a mente das tensões do dia a dia. Isso evita as dores musculares;
  • Praticar sempre exercícios físicos, sempre sob orientação, a fim de fortalecer os músculos e prevenir lesões!

Tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

Cuide do seu quadril

Agende uma consulta com um especialista!

AGENDE SUA CONSULTA

Blog e Artigos

A gestão de Dores nas Articulações é essencial para melhorar a qualidade de vida de quem enfrenta esse tipo de condição, sendo que procurar...

A Postura no Trabalho faz toda a diferença para a saúde da coluna vertebral. Não tomar cuidado com esse aspecto pode trazer diversos prejuízos...

As Dores Crônicas no Quadril representam um desafio para muitas pessoas, sendo importante encontrar o tratamento e o acompanhamento certo para cada...