HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

O joelho é uma das maiores articulações do nosso corpo, formado pelo fêmur, tíbia e patela. Tudo isso é ligado por estruturas como o menisco, tendões musculares e ligamentos. 

O joelho é uma das áreas que mais sofrem lesões diretas ou indiretas e, para mantê-lo saudável é necessária a estabilidade da articulação. Os ligamentos são os estabilizadores primários para a translação anterior e posterior, angulação vara e valga, e para a rotação interna e externa da articulação do joelho. 

Podemos listar entre as principais lesões do joelho tratadas na clínica Ortopedia Daniachi:

Artrose

Por suportarem um grande peso ao longo do dia, é normal que a cartilagem (responsável pelo deslizamento, sem atrito, entre as extremidades dos ossos do joelho) tenha um desgaste com o passar do tempo.

A artrose não tem cura, mas alguns tratamentos colaboram para a redução da dor e manutenção do movimento. Isso inclui desde medicação, terapias, até infiltrações e procedimentos cirúrgicos. 

Síndrome patelo-femoral (condromalácia)

Também conhecida como joelho de corredor, a condromalácia decorre de um amolecimento da cartilagem que pode ser relacionada a fatores anatômicos. Uma das causas mais recorrentes é a sobrecarga no joelho. 

Podemos citar entre os principais sintomas dessa lesão: inchaço em torno da rótula, dor constante no meio do joelho e dor durante atividades rotineiras. O tratamento com fisioterapia pode auxiliar o fortalecimento muscular, além de exercícios que priorizam o alongamento. 

Cisto de Baker

Geralmente, o cisto de Baker é resultante de problemas do joelho, como artrite ou ruptura do menisco, que fazem com que o joelho produza muito líquido lubrificante.

Em alguns casos não apresenta sintomas, mas as pessoas podem ter uma protuberância e sensação de aperto atrás do joelho. além de inchaço, nódulo ou rigidez das articulações. O tratamento, quando necessário, consiste em tratar a condição subjacente ou ainda injeção de cortisona, drenagem do líquido com uma agulha ou fisioterapia.

Lesão degenerativa do menisco

O menisco é responsável pela absorção dos impactos realizados sobre os joelhos e fica localizado bem no meio, entre o fêmur e a tíbia. 

Os sintomas de uma lesão degenerativa do menisco envolvem dores na parte lateral dos joelhos e o bloqueio do mesmo, que é causado pelo deslocamento do menisco de um lado para o outro, causando estalos e travamento em posições específicas.

Osteocondrite dissecante/Osteonecrose

A osteocondrite dissecante (OCD) é um processo patológico que atinge o osso subcondral do joelho em criança e adolescente (OCDJ) e também em adultos jovens (OCDA) com efeitos secundários sobre a cartilagem articular.

Os principais sintomas incluem dor, edema, possível formação de corpos livres e sintomas mecânicos, inclusive bloqueio articular. Quando não tratada, a osteocondrite dissecante pode levar a alterações degenerativas precoces da articulação.

A osteonecrose, também conhecida necrose avascular, é caracterizada pela morte do tecido ósseo de determinada parte do joelho por falta de irrigação sanguínea. O tratamento mais indicado é a fisioterapia aquática

Cuide do seu quadril

Agende uma consulta com um especialista!

AGENDE SUA CONSULTA

Blog e Artigos

A gestão de Dores nas Articulações é essencial para melhorar a qualidade de vida de quem enfrenta esse tipo de condição, sendo que procurar...

A Postura no Trabalho faz toda a diferença para a saúde da coluna vertebral. Não tomar cuidado com esse aspecto pode trazer diversos prejuízos...

As Dores Crônicas no Quadril representam um desafio para muitas pessoas, sendo importante encontrar o tratamento e o acompanhamento certo para cada...