Mão e Punho
Ombro e Cotovelo

Existem diversos ossos que fazem parte da estrutura da mão e sustentam os músculos que permitem com que os punhos e os dedos se movimentem. Quando há uma fratura em algum osso, pode ocorrer dificuldade em movimentar a mão, além de outros sintomas como dor, inchaço e hematoma.

Algumas das principais doenças que podem afetar as mãos e punhos são:

Rizartrose

Rizartrose é o termo dado à artrose que atinge a articulação da base do polegar, chamada de articulação trapézio-metacarpiana, que é formada pelo osso trapézio e pela base do primeiro metacarpiano. Nesta enfermidade, verifica-se o desgaste progressivo da cartilagem articular com exposição do osso subjacente, sendo fonte de dor, deformidade e limitação da mobilidade do polegar.

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é a compressão dolorosa do nervo mediano, quando este passa pelo túnel do carpo no pulso. Na maioria dos casos, ela possui causa desconhecida e os dedos e a face palmar próximos ao polegar podem ficar doloridos, com sensação de formigamento e dormência.

Tendinites (De Quervain)

A tendinite ou síndrome de Quervain é o inchaço e inflamação dos tendões ou bainha dos tendões que movem o polegar para fora. Ela geralmente ocorre após o uso repetitivo do pulso, especialmente quando há torção, causando  dor latejante no pulso do lado do polegar que se estende até sua base e que piora com o movimento. Ela se desenvolve, principalmente, em mães recentes, devido ao fato de elas pegarem seus bebês com os braços estendidos, utilizando apenas os pulsos, repetidamente. 

Cisto sinovial

É um nódulo benigno que acomete os tendões ou as articulações de punhos e mãos. O cisto sinovial é pequeno, redondo e costuma ser indolor. Em alguns casos, o cisto pode interferir no movimento da articulação, mas ele costuma desaparecer sozinho. Raramente ele precisa ser drenado ou removido.

Dupuytren

Espessamento e enrijecimento graduais de tecido sob a pele da mão, que pode durar anos ou até mesmo a vida toda. Com o passar do tempo, a contratura de Dupuytren pode fazer com que um ou mais dedos se curvem em direção à palma da mão, complicando as atividades cotidianas.