Ombro e Cotovelo
Ombro e Cotovelo

Os especialistas em ombro e cotovelo são habilitados para corrigir e tratar problemas que acometem estas duas articulações. Cirurgias de pequeno e grande porte, artroscopias e procedimentos ambulatoriais compõem o seu escopo.

Dentre as principais enfermidades que acometem os ombros e cotovelos estão:

Síndrome do manguito rotador

Ruptura nos tecidos que ligam o músculo ao osso em torno da articulação do ombro e costuma ocorrer em pessoas que realizam muitas vezes os mesmos movimentos. Os sintomas incluem dor no ombro e fraqueza.

Tendinite calcária

Doença caracterizada pelo acúmulo de depósitos de cálcio (hidroxiapatita) na região dos tendões do manguito rotador do ombro. Ela acomete, principalmente, mulheres entre 30 e 60 anos de vida e, dependendo da fase em que se encontra a doença, pode não causar sintomas ou ser extremamente doloroso.

Capsulite adesiva ou ombro congelado

Condição caracterizada por dor e rigidez na articulação do ombro, sendo mais comum em pessoas com diabetes e que já ficaram com o braço imobilizado por um longo período.

Bursite

Inflamação das bolsas cheias de líquido (bursas) que protegem as articulações e ocorre com mais frequência em articulações que realizam movimentos repetitivos frequentes. Os sintomas incluem dor, inchaço e rigidez e as áreas mais afetadas são joelhos, ombros, cotovelos e quadris.

Epicondilite medial e lateral ou cotovelo de tenista

Irritação do tecido que liga o músculo do antebraço ao cotovelo e pode ser causado por movimentos repetitivos do pulso e do braço. Normalmente, ocorre na parte externa do cotovelo e, às vezes, no antebraço e no pulso. A dor é o principal sintoma.