Pé e Tornozelo

A especialidade pé e tornozelo é responsável por atuar nas lesões traumáticas, alterações degenerativas, lesões esportivas, deformidades e todas as patologias ortopédicas que acometem esta parte do corpo humano.

pé e tornozelo

Podemos citar entre as patologias de pé e tornozelo mais tratadas na clínica Ortopedia Daniachi:

  1. Hálux valgo

O Hálux valgo ou joanete é um inchaço ósseo que se forma na articulação na base do dedão do pé. Algumas das principais causas são sapatos apertados, tensões nos pés e artrite.

Os pacientes costumam se queixar de dor e rigidez e os tratamentos incluem trocar os sapatos, acolchoar os pés e tomar analgésicos. Também é possível remover joanetes doloridos cirurgicamente.

  1. Fasceíte Plantar

A fasceíte plantar é a inflamação de uma faixa espessa de tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos. Os sintomas incluem dor aguda perto do calcanhar que pode ser pior na parte da manhã. O tratamento inclui fisioterapia, utilização de órteses e, em casos raros,  cirurgia.

  1. Pé Plano

É uma condição em que toda a sola do pé toca no chão quando o paciente afetado fica de pé. Ela pode ocorrer durante a infância se os arcos dos pés não se desenvolverem, após uma lesão ou devido ao desgaste do envelhecimento.

Para pessoas com pés chatos doloridos, os tratamentos incluem arco de apoio para os sapatos, alongamento ou um sapato estruturalmente favorável.

  1. Dedos em garra

É uma condição em que os dedos dos pés são dobrados e as juntas ficam para cima, formando uma espécie de garra. Essa condição pode afetar apenas um dedo ou todos eles. Muitas vezes eles são ocasionados por sapatos apertados, por isso são mais comuns em mulheres mas em algumas situações eles podem ser um indício de outros problemas, como fraturas no tornozelo, artrite reumatoide ou problemas neurológicos. 

  1. Tendinites (fibulares, Aquiles)

A tendinite dos fibulares (fibular curto e o fibular longo) pode gerar dor atrás da saliência óssea da lateral do tornozelo (o maléolo lateral) e costuma ocorrer após um acidente de entorse (“torção” do tornozelo).

A tendinite no tendão de Aquiles, músculo da panturrilha, é muito comum em corredores. Ela acontece normalmente devido à falta de força e alongamento da musculatura, aumento brusco de volume de treinamento e biomecânica da corrida inadequada.