Shiatsu: conheça os benefícios da massagem para a saúde

Você provavelmente já ouviu falar na palavra shiatsu. Essa massagem consiste em uma técnica terapêutica que serve para combater o estresse físico e melhorar a postura corporal, uma vez que provoca o relaxamento profundo do corpo.

Podemos citar entre os principais benefícios do shiatsu a melhora da pele, dos músculos, do sistema circulatório, do aparelho digestivo, da parte óssea, do sistema endócrino, do sistema nervoso e do aparelho respiratório.

 

Sendo assim, podemos dizer que essa terapia é indicada para:

  • Dores de cabeça
  • Dores no corpo
  • Problemas emocionais
  • Cansaço e Fraqueza
  • Insônias
  • Distúrbios intestinais como a constipação
  • Disfunções menstruais
  • Problemas respiratórios como a sinusite
  • Tosse
  • Tensão muscular
  • Artrite
  • Lesões desportivas

Quem pode aplicar a massagem?

O shiatsu deve ser feito por um especialista com formação específica. Durante a massagem, o terapeuta utiliza os dedos, mãos, cotovelos e joelhos para alongar o corpo do paciente e pressionar os pontos adequados.

 

A terapia do shiatsu alia o tratamento da estrutura física do corpo com a ativação dos seus pontos energéticos, sempre com o objetivo de melhorar o funcionamento do organismo e também a saúde do paciente.

Como se preparar para a primeira sessão de shiatsu?

As sessões de shiatsu costumam durar, aproximadamente, uma hora. Elas ocorrem com o paciente deitado ou sentado em uma cadeira.

 

O ideal é que o paciente vá de roupa larga e confortável, não faça refeição pesada e nem beba álcool, duas horas antes do tratamento.

Já durante a sessão, é importante que o paciente se mantenha descontraído e relaxado, fechando os olhos e se mantendo em silêncio. Caso ele sinta dores muito fortes, deve avisar de imediato o terapeuta.

É muito comum, após a primeira sessão, que o indivíduo fique em estado de tranquilidade, leveza e bem-estar. Geralmente o terapeuta aconselha um tratamento de quatro a seis semanas para que a técnica renda bons resultados.

Apesar de serem raros os efeitos secundários do shiatsu, alguns pacientes podem apresentar, depois da primeira sessão: frio, diarreia, indisposição, dor de cabeça e rigidez muscular. Porém, esses efeitos são passageiros e tendem a desaparecer nas 12 horas seguintes.

Vale ressaltar que o shiatsu só é indicado para tratar infecções, doenças contagiosas, fraturas ou varizes, quando realizado em conjunto com o tratamento médico, como terapia complementar. Ele é contraindicado para gestantes no primeiro trimestre de gravidez.

Clínica Ortopedia Daniachi

A clínica Ortopedia Daniachi em Higienópolis conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de RPG, shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!

 

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036