Uma vida saudável, com o corpo em estado de equilíbrio, depende de uma série de fatores. E entre elas, está a nutrição alimentar. Nossa alimentação está diretamente ligada ao funcionamento do nosso organismo e também a nossa qualidade de vida e bem estar.
Uma alimentação adequada faz toda diferença em nossa saúde. Não apenas física, mas também mental e social. A nutrição faz parte da vida, inclusive como um agente de prevenção de doenças, como a obesidade, anemia, diabetes, entre outras.
Nas últimas décadas, a expectativa de vida das pessoas vem aumentando ao redor do mundo. Grande parte disto deve-se a preocupação com a qualidade de vida, que inclui também a alimentação. Você sabia que, o Brasil, figura em quarto lugar no ranking mundial quando o assunto é consumo de alimentos saudáveis?
Em suma, a nutrição é a ciência que investiga e estuda a relação entre alimento e necessidade corporal do ser humano, e a relação de alimentos ingeridos e os possíveis estados de saúde ou doença associados.
O termo, inclusive, está atrelado ao processo do organismo, que engloba a ingestão do alimento, sua digestão, a absorção dos nutrientes, todo o metabolismo e a excreção. Todo este processo produz energia e mantém as funções vitais do nosso organismo.
Há alguns séculos atrás, muito pouco se estudava e investigava acerca dos alimentos e sua ação no nosso organismo. Só a partir do século XX, a humanidade percebeu a importância dessa relação, e iniciou-se os estudos biológicos dos alimentos, incluindo micro e macro nutrientes e sua interação na promoção da saúde e qualidade de vida.
Surge aí o nutricionista, profissional capacitado nesta área. De forma geral, sua atuação é bastante ampla. Ele ajuda na orientação de uma alimentação adequada, a fim de manter o organismo saudável, com todos os processos em equilíbrio.
Seu trabalho envolve clínicas particulares, restaurantes, hospitais e também a indústria alimentícia.
Em suma, os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que consumimos, que fornecem a energia que nosso corpo precisa para realização das atividades diárias. Elas são responsáveis pela formação, conservação e crescimento das células e de todos os tecidos do nosso organismo, além de terem papel fundamental no funcionamento dos nossos órgãos.
Como sabemos, nosso corpo é interligado. Isso significa, que quando um processo não vai bem (má alimentação, por exemplo), todo o restante também não vai bem. Como mencionado anteriormente, eles possuem uma classificação:
Vale salientar também que cada fase da nossa vida necessita de uma demanda energética funcional e nutricional diferente. Na infância, por exemplo, quando estamos em processo de crescimento, é fundamental uma alimentação balanceada. A deficiência de qualquer alimento pode ter impacto direto no desenvolvimento.
Na época da adolescência, período de transformações intensas, esse processo é ainda mais necessário. Na fase adulta, se trata mais de uma “manuntenção”, onde uma boa base alimentar, mantém o indivíduo saudável e pronto para os afazeres do dia a dia.
Não podemos falar sobre nutrição, sem mencionar o nutricionista, é claro. Mas você conhece as principais atribuições deste profissional?
De forma geral, o nutricionista é um médico especializado em nutrição apto a planejar,administrar e coordenar os mais variados programas de alimentação, com o intuito de preservar a saúde das pessoas. Para isto, possui amplo conhecimento sobre os nutrientes e suas combinações, além de todos os seus efeitos em nosso organismo.
Portanto, através de exames e observação do estado clínico do paciente, esse profissional consegue promover o melhor aproveitamento da alimentação, ajustar as quantidades necessárias e combiná-las da melhor forma possível, desenvolvendo o que chamamos de dieta personalizada, adequada para a pessoa.
Nos últimos anos, temos observado um aumento no consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcares e sódio, extremamente prejudiciais ao nosso organismo. Isso, é claro, tem impacto direto na saúde da população, levando a quadros de aumento da obesidade e outras doenças.
Um motivo a mais para entendermos a importância do nutricionista e da nutrição em nossas vidas. As visitas periódicas a esse profissional devem fazer parte do nosso cotidiano, ou de qualquer pessoa que se preocupe com a saúde!
Existe um órgão específico, chamado de FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), que trata e expõe de forma direta, a importância de uma alimentação saudável em nossas vidas.
Eles apontam também, as principais funções da alimentação em nosso corpo, que incluem:
Durante a gestação, a responsabilidade com a alimentação aumenta bastante. A alimentação adequada exerce papel essencial nos desfechos relacionados à mãe e o bebê. Quando ela é feita de forma equilibrada, ela assegura as reservas biológicas necessárias para o parto, garante os nutrientes necessários à lactação e também favorece o ganho de peso adequado.
Você tem dúvidas sobre a importância da nutrição em nossas vidas? Entre em contato conosco!