Você está grávida! Agora, não é só o tamanho da sua barriga que vai mudar. Por dentro, seu corpo já começou a funcionar de um modo diferente. E para manter sob controle todas essas alterações, saiba o que comer e beber nesse período.
Mas uma coisa é certa: tudo o que a gestante come influencia diretamente no desenvolvimento e na saúde do bebê. Por isso, a alimentação da grávida deve ser rica em cereais integrais, legumes, frutas, leite e derivados, peixes e carne magra, como frango e filé mignon.
É importante que os alimentos sejam preparados grelhados ou a vapor, além de evitar frituras, alimentos processados e comidas prontas. Reduzir o tamanho das refeições e se alimentar a cada duas horas ajuda evitar azia, enjoo e desconfortos, principalmente no primeiro trimestre.
Consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais também fazem toda a diferença na saúde da mãe e do filho, como:
Montar um prato colorido, com peixe, frango ou carne magra, verduras verde-escuras e outros alimentos ricos em ferro e ácido fólico, que são micronutrientes essenciais – principalmente no primeiro trimestre da gravidez, pode evitar o risco gestacional, como parto prematuro, anemia, baixo peso ao nascer, atraso no crescimento e malformações, por exemplo.
Tenha em mente que, durante a gestação, a hidratação se torna ainda mais necessária: evita infecção urinária, ajuda a diminuir o inchaço e melhora a circulação (o volume de sangue e a pressão arterial aumentam nessa fase).
Você ainda tem dúvidas sobre nutrição gestacional? Agende uma consulta!