Fisioterapia Ortopédica

Fisioterapia Ortopédica

Trata-se de uma área que vem ganhando muito destaque nos últimos anos. Muito disto, se deve, principalmente, à sua adaptabilidade e eficácia. Ela pode ser usada desde a prevenção ou lesões de acidentes, como para ambientes de trabalho.

Ou seja, ela oferece inúmeras vantagens e possibilidades aos pacientes, garantindo assim a recuperação e promoção da qualidade de vida e bem estar. Mas, você saberia me dizer, o que é fisioterapia ortopédica?

Afinal, o que é fisioterapia ortopédica?

De forma geral, a fisioterapia ortopédica é uma especialidade da medicina responsável por um amplo conceito de saúde, que envolve o bem estar físico, psíquico e social. Ela trabalha desde lesões mais simples, até lesões complexas, que atingem nosso sistema músculo-esquelético.

Tem como base geral o exercício terapêutico, a qual damos o nome de cinesioterapia. Faz uso de equipamentos que ajudam na recuperação da mobilidade, alívio da dor e amenização de problemas físicos de pacientes, vítimas de lesões ou doenças associadas.

Todo planejamento de tratamento é feito com base na vida do paciente, levando sempre em conta todas as suas peculiaridades. Geralmente, trabalha-se com a combinação de um ou mais técnicas, que promovem um tratamento mais eficiente.

Fisioterapeuta ortopédico

É o profissional que trabalha para restabelecer as funções do paciente da melhor maneira e da mais rápida possível, através de meio seguros, de acordo com os limites funcionais de cada indivíduo. Seu objetivo é a recuperação da qualidade de vida das pessoas.

Graças ao tratamento destes profissionais, são prevenidas outras complicações, como as atrofias, rigidez e desequilíbrios emocionais advindos das limitações provocadas por lesões e doenças.

Qual a relação entre a fisioterapia e a ortopedia?

Para entendermos melhor como cada uma dessas especialidades se relaciona, vamos ao conceito de cada uma delas.

Fisioterapia

Quando estamos falando de fisioterapia, estamos falando de conhecimento estrutural e mecânico do corpo humano. O foco desta área é justamente, a prevenção e o tratamento de condições físicas, independente da idade do paciente.

Contudo, os profissionais não podem, por exemplo, avaliar e diagnosticar patologias. É preciso o acompanhamento de um médico. Portanto, é fundamental essa ação conjunta! Em outras palavras: o fisioterapeuta é o profissional formado em fisioterapia, atuando na recuperação da mobilidade, manejo da dor e prevenção de problemas que envolvem músculos e tendões.

Ortopedia

Já a ortopedia é a área médica, responsável pela avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados a todo sistema músculo esquelético, que incluem ossos, ligamentos, nervos, músculos e articulações.

Como ambas especialidades se relacionam?

O fisioterapeuta ortopédico é o profissional formado em fisioterapia, e tem especialização em ortopedia.

Dessa forma, enquanto o ortopedista é responsável pela realização pela prescrição de medicamentos e cirurgias, o especialista em fisioterapia ortopédica trabalha com com os recurso e técnicas que auxiliam no processo pré-operatório e pós-cirúrgico, além de integrar a equipe no tratamento dos mais diversos tipos de lesões e patologias associadas.

Portanto, existe uma atuação conjunta, sempre voltada para o bem estar e cura do paciente. Caso a cura não seja possível, a atuação se dá no alívio e melhora da funcionalidade.

A fusão de ambas especialidades traz uma abordagem mais completa!

Quais são as condições que são tratadas pela fisioterapia ortopédica?

Existem várias condições que são tratadas pelo fisioterapeuta ortopédico. Entre as principais destacam-se:

  • Osteoporose: doença caracterizada pela degradação do osso e redução da densidade óssea, aumentando o número de fraturas. Muito comum em idosos. A fisioterapia ortopédica atua no fortalecimento dos ossos, músculos e articulações, melhorando a qualidade de vida e bem estar dos pacientes acometidos.
  • Lombalgia: como o nome já diz, trata-se de dores na região lombar, extremamente comuns. Suas causas estão relacionadas, principalmente, à postura incorreta ao sentar. O tratamento é feito com uso de aparelhos, alongamentos e massagens, além de exercícios específicos.
  • Tendinites: distúrbio que causa muita dor, inchaço e alterações na mobilidade. Ela pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Dependendo da área, o paciente pode ter que se afastar do trabalho ou atividades diárias. Nesse caso, a terapia é fundamental, pois evita disfunções.
  • Distensões musculares:causado pelo alongamento excessivo das fibras que compõem nosso músculo O problema é bastante comum na coxa e na panturrilha, e tem como principais sintomas a dor e a perda da função./li>

Quais recursos são utilizados por um fisioterapeuta ortopédico?

Atualmente, há uma série de recursos à disposição. O especialista deve avaliar com cautela cada paciente, e partir de uma análise minuciosa, definir quais técnicas devem ser utilizadas.

Entre os principais recursos podemos citar:

  • Terapia isocinética: mede a força, a potência muscular e a resistência do indivíduo, comparando com um membro saudável de um paciente não acometido.
  • Eletroterapia: uso de correntes elétricas para controle da dor e fortalecimento muscular, Acelera a cicatrização e reduz edemas;
  • Termoterapia: aumento da temperatura e um determinado tecido. Promove o relaxamento muscular e diminuição do processo inflamatório.

Para qualquer dúvida, estamos à sua disposição! Conte com a Clínica Daniachi!

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036