O shiatsu é um tipo de massagem que oferece diversos benefícios para o corpo e também para a mente.
Esse método de massoterapia foca em pontos específicos e estratégicos para liberar sensações, através da pressão das mãos e dos dedos sobre a pele. O shiatsu promete devolver o equilíbrio ao corpo,melhorar a saúde e o bem-estar de cada paciente.
Criado em 1868, esse método terapêutico considera que é possível tratar e curar doenças físicas e psicossomáticas. A ideia é que a energia vital de cada um, conhecida pelos chineses como Chi e pelos japoneses como Ki, possa fluir de forma harmônica no corpo humano.
O shiatsu veio da medicina oriental e consiste em uma massagem terapêutica focada em uma pressão específica com os dedos. Os pontos escolhidos são estratégicos e geralmente são os mesmos pontos utilizados na acupuntura.
Esses pontos são chamados de meridianos, considerados canais de energia do corpo. O seu objetivo principal é equilibrar novamente o fluxo de energia vital. Assim, será possível desbloquear esse fluxo de energia e equilibrar o organismo em um todo.
Além disso, essa técnica visa proporcionar uma revitalização, proporcionando mais força e vigor ao paciente.
Antes de iniciar a primeira sessão, o massoterapeuta deve fazer uma pesquisa sobre o paciente, para associar todos os pontos de maneira correta. Para essa pesquisa, ele precisará saber sobre seu estilo de vida, seus hábitos alimentares e atividades físicas e se há algum problema de saúde.
Outros aspectos também são avaliados, como postura, aparência da pele, forma de caminhar, audição, entre outros.
O shiatsu foca em pontos específicos e estratégicos em nosso corpo. Existem cerca de 365 pontos meridianos em nosso corpo, distribuídos em 12 pontos e 2 pontos extras. Os 12 pontos dos meridianos são:
Os 2 meridianos extras são:
O Shiatsu usa como forma de manipulação nos pontos ao longo dos meridianos a pressão com os dedos, polegares e palmas das mãos, sem o uso de qualquer aparelho mecânico ou de outro tipo.
Essa pressão aplicada sobre a pele corrige o mau funcionamento do organismo, além de promover e manter a saúde. Mas sempre vale ressaltar a importância de uma correta avaliação.
O Shiatsu pode ser potencializado em seus efeitos quando associado a outras massagens e terapias. Entre os benefícios oferecidos por essa massagem terapêutica, estão:
A técnica auxilia no tratamento de problemas de saúde, físicos, emocionais e psicológicos. O tratamento do Shiatsu é indicado por problemas como:
Logo após a primeira experiência com Shiatsu, você consegue sentir um sentimento de tranquilidade, leveza e de bem-estar. Em geral, a frequência inicial é de uma sessão por semana, o que muda de acordo com a avaliação feita pelo profissional.
Shiatsu é uma das terapias mais procuradas, por ser uma das mais eficientes massagens deste ramo.
Os pontos que deverão ser estimulados pela aplicação da massagem Shiatsu recebem o nome de meridianos, que são os canais por onde a energia corporal flui, ao receber muito ou pouco fluxo energético, se eles se desequilibram podem provocar problemas físicos e mentais.
Qualquer pessoa, sem limites de idade, inclusive bebês, podem fazer Shiatsu. A técnica faz bem para qualquer pessoa.
Ao longo dos anos, é natural que o corpo passe por transformações e necessite de mais cuidados, sendo assim, as pessoas buscam recursos cada vez mais eficazes para envelhecer com qualidade de vida e saúde.
Sendo assim, a prática de terapias alternativas pode ser uma boa opção para quem deseja administrar as naturais deficiências da terceira idade e encarar essa fase da vida com mais disposição.
Em geral, nos idosos traz benefícios especiais. Como as pessoas com mais idade apresentam problemas físicos e também emocionais, a aplicação de massagens pode recuperar o equilíbrio mais amplo do corpo, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida.
Muitos idosos com sedentarismo têm dificuldade para fazer exercícios físicos, elas surgem com o enrijecimento das articulações e dores musculares.
A técnica de Shiatsu pode ter um papel semelhante ao da atividade frequente, assim, essas pessoas observam melhorias consideráveis, podendo até mesmo, depois de um tempo, executar exercícios leves.
O Shiatsu é uma terapia altamente recomendada para as crianças, podendo corrigir pequenos distúrbios que possa haver no futuro.
Além de ajudar também a resolver problemas respiratórios, como a asma, a acalmar aquelas crianças mais ativas, promover a concentração entre outras coisas.
Em mulheres grávidas, essa técnica deve ser aplicada com bastante critério. Até os 3 meses de gestação, o feto ainda está se formando, o que desaconselha qualquer tipo de massagem. Outras contra indicações gerais são pessoas com câncer, feridas abertas, varicosas (varizes), osteoporose e em período pós-cirúrgico.
Quer saber mais sobre shiatsu? Agende sua consulta na Ortopedia Daniachi.
Artigo escrito por Dr. Daniel Daniachi