Traumatologia

Traumatologia

Você saberia me dizer, agora, o que é traumatologia?

Como o nome sugere, trata-se da especialidade médica responsável por cuidar de traumas. Você sabe o que é um trauma?

O que é um trauma?

De forma geral, um trauma é o termo usado definido para descrever lesões causadas por algum evento, que gera algum ferimento de maneira inesperada no corpo. Ele está ligado a acidentes, práticas físicas e até agressões. Ocasionam feridas graves, que podem afetar órgãos, que precisam ser tratados de forma ágil por especialistas.

Eles possuem uma classificação própria. São elas:

  • Traumas penetrantes: quando ocorre algum rompimento ou laceração na pele, como perfurações por objetos cortantes ou fraturas expostas, por exemplo;
  • Traumas contusos: aqui, não ocorre perfuração na pele. Geralmente, estão associados a pancadas e lesões decorrentes de atividades físicas;
  • Traumas mistos: são aqueles derivados da combinação dos dois citados acima, comum em acidentes de trânsito, por exemplo.

Agora que entendemos o que é trauma, podemos partir para o conceito de traumatologia.

Afinal, o que é traumatologia?

Como dito anteriormente, esta especialidade médica está ligada ao diagnóstico, tratamento e prevenção de traumas ligados ao nosso sistema músculo esquelético. Ou seja, trata todas as lesões que afetam a nossa locomoção.

Atualmente, pela legislação brasileira, traumatologia e ortopedia são especialidades ligadas a unificadas. Dessa forma, clínicas e hospitais que tratam desta área, tem uma área específica para ambas.

Você sabe quais lesões mais comuns, tratadas pela traumatologia?

Antes de qualquer coisa, adianto: são muitas as condições tratadas por esta especialidade médica. Entre as mais comuns, podemos citar:

  • Acidentes domésticos (quedas, pancadas, etc);
  • Choques mecânicos;
  • Lesões ocorridas durante a prática de esportes;
  • Acidentes de trabalho;
  • Acidentes de trânsito;
  • Lesões congênitas (aquelas que acompanham o indivíduo desde o nascimento).

Em casos de doenças congênitas, há uma abordagem diferenciada Geralmente, inclui a adoção de métodos e técnicas específicas para correção e devolução da qualidade de vida do indivíduo, para que ele conviva com a situação da melhor maneira possível. Com menos dor e incapacidade funcional!

Portanto, vamos entender melhor também como funcionam essas abordagens?

Como funcionam os tratamentos associados à traumatologia

O médico especializado na área da traumatologia, tem à disposição, muitas formas de tratamento. Cabe ao mesmo identificar a melhor para seu paciente, e aquela que trará melhores resultados. Tudo vai depender da gravidade da lesão, do acidente, da área que foi afetada e do histórico de cada paciente.

Contudo, de forma geral, existem alguns tratamentos que são mais utilizados. São eles:

  • Medicamentos, geralmente para dor e alívio de sintomas;
  • Fisioterapia, com exercícios específicos;
  • Cirurgia para implantação óssea ou correção de ossos fraturados, com auxílio de pinos, placas e parafusos;
  • Imobilização, com a aplicação de gesso e outros métodos, com o objetivo de imobilizar o local afetado e evitar piores consequências;
  • Implantação de próteses.

A importância de um diagnóstico preciso dentro da traumatologia

É óbvio que todas as áreas e especialidades médicas necessitam de um diagnóstico preciso. Com ele, a recuperação se torna mais rápida, e o paciente pode voltar às atividades rotineiras.

Uma lesão mal tratada pode ter consequências bastante sérias. Ainda mais quado nos referimos a condições que afetam a nossa mobilidade. Dessa forma, a necessidade de tratamento imediato em qualquer tipo de trauma, torna-se ainda mais evidente.

Muitas vezes, a rapidez e a agilidade nesse processo, salva a funcionalidade de um membro!

Apenas o médico traumatologista possui aptidão para realizar esse diagnóstico correto. É feita uma análise geral do quadro clínico do paciente, com a solicitação de exames e outras ações. Os exames, inclusive, ajudam no diagnóstico correto, e determinam a gravidade e extensão da lesão, além do quanto ela afeta o bem estar e qualidade de vida do paciente.

A busca por um profissional de traumatologia

Ao contrário de outras especialidades, a traumatologia lida com “acontecimentos”. Ou seja, é comum que pacientes procurem esse profissional quando algo não vai bem, seja por consequências de acidentes, ou problemas graves associados a locomoção e músculos.

Em outras palavras, o trauma, como falamos anteriormente, é algo inesperado. Não é algo que dá para prever. Mesmo que tenhamos boas práticas, as lesões podem ainda acontecer!

Geralmente, as queixas mais comuns de pacientes que precisam de um traumatologista incluem: dores nos membros inferiores e superiores(dores na coluna, joelhos, pernas, mãos e punhos), dificuldade de locomoção e febre, relacionada às dores das articulações.

Considerações acerca da traumatologia

Existem algumas considerações importantes sobre o trauma, ressaltando ainda mais a importância da traumatologia em nossas vidas. Elas incluem:

  • O trauma é a condição mais comum e que mais consome recursos médicos-hospitalares ao redor do mundo;
  • É uma das causas mais comuns de morte em pessoas com menos de 40 anos;
  • Constitui a principal causa de incapacidade em ambientes civis e militares;
  • Treinamentos específicos são fundamentais para o trabalho com vítimas de traumas;
  • As grandes guerras da história foram os acontecimentos que mais influenciaram na evolução desta especialidade.

Caso você tenha dúvida sobre a traumatologia, entre em contato conosco

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036