Pilates é uma técnica atuante na mente e no corpo, em conjunto com um método de exercícios físicos e alongamentos que promovem o bem estar e equilíbrio do indivíduo.
A prática do Pilates promove a reeducação de movimentos através de exercícios suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo: abdômen, coluna e pelve.
Com um treino de força e flexibilidade, o grande repertório de exercícios com poucas repetições e baixo impacto previne o desgaste das articulações e dos músculos.
A técnica é aplicável aos mais diferenciados públicos e é uma excelente terapia para pacientes em reabilitação ou que buscam a promoção de saúde, auxiliando para uma melhor postura, alongamento e tonificação dos músculos sem exageros.
O pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates que estudou durante muito tempo a medicina tradicional chinesa. O método só começou a se desenvolver durante a primeira guerra mundial quando ele foi preso por ser alemão.
Durante o tempo na cadeia, ele insistia que os presos se exercitassem com ele regularmente. Retirando molas dos colchões e prendendo nas camas, ele acabou criando os primeiros aparelhos de pilates.
Em 1929, quando se mudou para os Estados Unidos, ele fundou o seu primeiro estúdio de pilates em Nova York.
São inúmeros os benefícios do pilates, entre eles:
A consciência corporal e o foco nos músculos do centro do corpo que os praticantes de pilates obtêm, fazem com que as curvas da coluna sejam respeitadas, melhorando a postura. O pilates pode reduzir dores nas costas.
O pilates trabalha com a contração, força e flexibilidade dos músculos, por isso as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, reduzindo a massa gorda por muscular e auxiliando na redução de medidas.
As articulações na prática de exercícios de pilates também são estimuladas, o que torna o corpo mais móvel e facilita os movimentos no cotidiano.
O pilates foca na respiração e concentração na hora da prática de seus exercícios, e por isso pode reduzir o estresse. Esse benefício acontece pelo ambiente que o exercício é realizado, geralmente em salas tranquilas com um som ambiente calmo e agradável.
No pilates, a respiração correta é indicada para auxiliar na execução dos exercícios, o que traz mais consciência sobre a maneira correta de respirar no dia a dia, evitando cansaço, por exemplo.
O meio de reeducação da respiração e da concentração obtidas na técnica pode beneficiar atividades como a corrida, fazendo com que os resultados sejam mais rápidos. A consciência corporal que se desenvolve no pilates ajuda no equilíbrio do corredor e alinhamento do corpo, por exemplo.
A prática de pilates beneficia o alongamento global do corpo, trabalhando a extensão dos músculos e articulações. Conseguimos perceber mudanças benéficas com essa prática em atividades como amarrar sapatos e vestir calças, por exemplo.
Atualmente existem dois tipos de pilates: de solo e com aparelhos. Ambos possuem os mesmos princípios mas com algumas diferenças em sua prática, como:
Pilates solo
O pilates solo é considerado o mais difícil, porque é realizado apenas com o peso do corpo, fazendo com que o aluno tenha mais controle de seus movimentos e músculos. Esse método conta com a vantagem de poder ser praticado em qualquer local, tanto em estúdios como em áreas livres, intercalando também com o uso de aparelhos.
Pilates com aparelhos
O pilates com aparelhos conta com os equipamentos desenvolvidos por Joseph Pilates, que se baseia em molas que podem facilitar o movimento dos praticantes com limitações físicas ou dificultar movimentos para que seus alunos atinjam níveis mais avançados.
Fazer uma vez por semana o pilates é suficiente para conseguir atingir os benefícios da técnica, mas com uma regularidade de duas vezes na semana ou mais é possível obter uma evolução mais rápida. Geralmente uma aula de pilates dura entre 50 a 60 minutos.
O pilates é indicado para qualquer pessoa que tenha vontade de experimentar esse exercício. A técnica pode ser praticada por pessoas com problemas articulares, lesões após atividades físicas e demais problemas de saúde.
Entretanto, o que muda é que pacientes que apresentam algum tipo de lesão farão atividades distintas e personalizada de acordo com a sua condição física.
O pilates costuma ser individualizado, porém pode ser feito também com demais alunos. As contra indicações do pilates variam por exemplo se uma gestante nunca exercitou a prática antes da gravidez, ela deve ficar atenta ao começar o pilates durante a gestação. É necessário o acompanhamento de um profissional nos exercícios de pilates.
O pilates possui o potencial de emagrecimento, como todo exercício físico. Mas vale ressaltar que o método não foi criado por esse fim e algumas modificações podem ser necessárias para obter este resultado.
A técnica pilates foi criada para a melhora do condicionamento físico e saúde. Seus exercícios e movimentos visam a eficiência com pouco gasto de energia.
Existem diferenças do método que focam no emagrecimento, que são os que utilizam pesos, exercícios com alta intensidade e combinação de atividade aeróbica. Esses exercícios não foram desenvolvidos da mesma maneira que o pilates.
Antes de iniciar qualquer atividade física é importante se informar mais sobre o seu método, se o seu objetivo for o emagrecimento, exercícios aeróbicos e de alta intensidade podem ser mais indicados.
Na clínica Ortopedia Daniachi, a prática de Pilates é realizada em aulas individuais ou em grupo. Estúdio completo com aparelhos e acompanhamento de profissionais experientes e capacitados.
Quer saber mais sobre Pilates? Agende sua consulta na Ortopedia Daniachi.