AS LESÕES CAUSADAS PELOS ACIDENTES DE TRÂNSITO
Diariamente, por meio dos veículos de comunicação, vemos notícias sobre acidentes de automóveis. O dano mais comum que uma pessoa sofre ao acidentar-se no trânsito está diretamente ligado à coluna cervical e ao pescoço. Na maioria das vezes, essas lesões são provocadas pelo movimento da cabeça em relação ao tórax durante os acidentes.
Quando estamos dentro de um carro em movimento, nosso corpo está com a mesma velocidade que ele. No entanto, durante uma freada brusca ou quando o veículo se choca com outro e para, o corpo tende a manter o estado de movimento. O resultado disso é que motorista e passageiro são projetados para frente, causando graves lesões.
Pode ocorrer a fratura na coluna que leva à compressão da medula e ao déficit da função neurológica, ou seja, o trauma pode afetar funções motoras sensitivas e muitas vezes a pessoa passa a se locomover em cadeira de rodas. Nas grandes cidades, os principais causadores do problema são acidentes de trânsito, com motoqueiros em primeiro lugar.
Esses acidentes podem provocar também inúmeros traumatismos, fraturas ósseas e problemas em órgãos vitais, como cérebro, coração e pulmões.
Depois dos membros inferiores, os politraumatismos nas regiões do tórax e membros superiores são os que mais demandam assistência entre as vítimas de acidentes de trânsito, sobretudo, no que se refere a intervenções cirúrgicas. Fraturas do úmero (osso do braço articulado ao ombro), por exemplo, geralmente afetam o paciente politraumatizado.
Em acidentes de carro, normalmente há dois tipos de trauma: quando objetos cortantes ou pontiagudos penetram no corpo e danos causados em órgãos e tecidos quando parte do corpo colide com outros objetos.
A gravidade do quadro depende da quantidade e de quais partes foram comprometidas. Quanto mais jovem o paciente, maior a chance de cura. E o mais importante de tudo é preservar a atividade cerebral.
O cinto de segurança tem o objetivo de evitar esse deslocamento e prevenir lesões graves, pois ele atua no tórax e na cintura, mantendo motoristas ou usuários de veículos presos ao banco.
Apesar da ampla divulgação sobre a importância do uso do cinto de segurança e da obrigatoriedade de sua utilização por todos os ocupantes dos veículos automotores, inclusive no banco traseiro, estabelecida há quase duas décadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), apenas 50,2% dos brasileiros têm o hábito de utilizar esse dispositivo de proteção no banco de trás do veículo, conforme pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra que o dispositivo reduz o risco de morte em 45% no banco da frente, e em até 75%, no banco traseiro.
O trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentro do país, São Paulo é o estado com maior número de óbitos no trânsito e dirigir alcoolizado é a segunda maior causa.
Outros motivos são excesso de velocidade e distração com o uso do celular. Por ano, são mais de 1,5 milhões de ocorrências – a maioria envolvendo motocicletas (90%) e os demais registros, automóveis (9%).
Pensando em diminuir o número de acidentes, foi publicada no ano passado a Lei Ordinária 13.546, do Código de Trânsito Brasileiro, que aumenta a punição para o motorista que causar morte dirigindo alcoolizado. Ou seja, a pena, que antes era de 2 a 4 anos de detenção, passa para 5 a 8 anos de reclusão.
Já teve alguma lesão no trânsito? Cuide de sua recuperação na Clínica Ortopedia Daniachi.
Clínica Ortopedia Daniachi
A clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036