Benefícios do pilates para adolescentes

Nem todos sabem, mas é durante a adolescência que ficamos mais suscetíveis a lesões na coluna. Mochilas pesadas, muito tempo em frente à TV, computador e videogame sentados com má postura são apenas alguns dos agravantes. Acima de todos estes fatores, o pior é a falta de exercícios físicos que podem causar modificações na postura, como escoliose, por exemplo.

É na juventude também que acontece o crescimento acelerado do corpo, chamado de estirão, causando certos desequilíbrios musculares. Com isso, é bastante comum ouvirmos relatos de adolescentes se queixando de dores nas costas e principalmente nas articulações. Uma solução para reverter esta situação é a prática do pilates.

Estirão é a fase da adolescência de rápido crescimento, na qual o indivíduo chega a crescer de oito a dez centímetros em um curto período de tempo, e que acontece entre os 13 e 15 anos. Costuma ser um período delicado para os adolescentes, quando alguns exercícios não são recomendados e outros só devem ser feitos sob intensa supervisão. O pilates pode ser praticado antes mesmo dessa época, sem medo de qualquer tipo de lesão ou impacto negativo no crescimento.

Criado pelo alemão Joseph Pilates na década de 1920, o pilates é um conjunto de exercícios, que envolve ou não alguns aparelhos específicos. A atividade é praticada individualmente com a supervisão de um instrutor ou em grupos, no máximo, com três alunos.

O pilates é um exercício indicado para qualquer idade e, com a maturidade, as crianças e adolescentes aprendem a realizar os exercícios de maneira correta. Esta modalidade de atividade física é ideal para estabelecer a postura, bem como fortalecer a musculatura responsável pelo equilíbrio do corpo e aprimorar o alongamento e a flexibilidade do jovem.

Seus exercícios trabalham uma série de músculos simultaneamente, instigando a coordenação motora dos adolescentes. Além do mais, a modalidade desenvolve também a habilidade respiratória e a concentração do aluno, auxiliando na performance atlética e até mesmo intelectual. O pilates facilita ainda a drenagem linfática e incentiva o sistema circulatório, reduzindo os danos gerados pelo sedentarismo e o estresse diário.

Dentre os vários acessórios e aparelhos utilizados, o Stability Ball e o Fitness Circle promovem certas movimentações e por isso podem ser um desafio para os jovens. Estes aparelhos são ótimos para estimular a concentração e ideias para trabalhar a coordenação motora.

Mas o principal é que por meio da prática do pilates, o jovem tem a percepção dos seus movimentos e postura incorreta do dia a dia, e assim passa a trabalhar a consciência do corpo, ajustando sua posição.

O exercício também é um grande aliado na preparação do adolescente para os desafios da faixa etária, como disposição, equilíbrio e menos dores. Vale ressaltar também que essa atividade física é muito boa para agir na autoestima e autoconfiança, fatores decisivos nesta idade.

22

Traga seu filho adolescente para praticar pilates na Clínica Ortopedia Daniachi.


Clínica Ortopedia Daniachi

A clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036