Pilates para gestantes
Mexer o corpo na gravidez é garantia de benefícios para a futura mamãe e o bebê. A explicação é simples: como gerar um filho exige muito do organismo, quanto melhores as condições físicas da mulher, mais tranquilos serão a gestação e o parto. Uma das atividades físicas mais indicadas para este período é o pilates, que auxilia na gravidez, parto facilitado e processo de recuperação.
Os exercícios de pilates podem ser realizados desde o primeiro trimestre da gravidez, mas com cuidado para não trazer qualquer problema para a mãe ou o filho. Fortalecem e tonificam os músculos de todo o corpo e, dessa forma, prepara o corpo da mulher para a chegada do bebê.
Essa modalidade física traz também muitos outros benefícios à gestante. Mantém o condicionamento físico, reduz o inchaço, ameniza desconfortos intestinais, diminui os riscos de hipertensão e obesidade, além de prevenir dores nas costas, já que a lombalgia é muito comum durante a gravidez.
A prática do pilates na gestação proporciona ainda equilíbrio físico e mental, bem como pode evitar que os músculos abdominais se separem muito, ao desenvolver maior estabilidade do corpo, coluna vertebral, pélvis e abdômen.
Mas é fundamental que as aulas sejam específicas para gestantes. Nessa fase é necessário que os exercícios ajudem a fortalecer as costas e os músculos pélvicos, que ficam naturalmente enfraquecidos no período da gestação.
A liberação do médico é imprescindível, pois só ele tem condições de avaliar se a grávida pode ou não fazer determinados exercícios e orientá-la quanto à frequência. Em geral, os professores de pilates recomendam duas aulas por semana, com duração de 30 minutos a 1 hora cada. A boa notícia é que a prática pode ser feita até o final da gravidez, sempre com a aprovação do obstetra.
Embora ofereça muitos benefícios à saúde da mulher, é preciso redobrar os cuidados na hora do treino. A mãe precisa respeitar as condições provenientes da gravidez e o profissional deve estar atento às limitações de cada gestante.
Inspirado em conhecimentos de civilizações da antiguidade Oriental e Ocidental, Joseph Pilates estudou anatomia e fisiologia, desenvolveu exercícios, técnicas, aparelhos e criou o método que leva seu nome.
Por meio da prática que trabalha de forma global e integrada o corpo físico, mental e emocional, as pessoas conseguem melhorar postura, concentração, capacidade cardiovascular respiratória, força, flexibilidade, resistência e controle motor, reduzir tensão muscular, estresse, fadiga e dores crônicas, elimina as consequências do sedentarismo, reabilita lesões e desacelera processos degenerativos e de envelhecimento.
Confira a lista com alguns dos benefícios do pilates, tanto para a gestante quanto para o bebê:
1 – Fortalecimento e alongamento muscular, prevenindo as dores na coluna causadas pelas alterações fisiológicas da gravidez;
2 – Melhora do padrão respiratório e da qualidade do sono, o que contribui para a diminuição do estresse e ansiedade;
3 – Melhora da circulação sanguínea, o que previne a retenção de líquidos;
4 – Melhora do equilíbrio e postura por meio do fortalecimento muscular, amenizando as possíveis dores na coluna, causadas pelo peso da barriga que, por sua vez, altera o centro de gravidade nos últimos meses de gestação;
5 – Facilita o parto normal, pois fortalece músculos importantes para o momento do parto.
Quer manter seu bem-estar e do bebê durante a gravidez? Faça pilates com os especialistas da Clínica Ortopedia Daniachi.
Clínica Ortopedia Daniachi
A clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036