Ortopedia: quais as especialidades e o que faz um ortopedista?
De uma maneira bem simples, o ortopedista é um profissional que pode atuar em muitas áreas dentro do ramo da saúde. Assim, a sua atuação vai desde fraturas ósseas mais simples até aquelas que precisam de intervenção cirúrgica.
Além disso, um ortopedista trata de lesões presentes em músculos e ligamentos. Em suma, todo o complexo de aparelho motor pode ser tratado por um ortopedista.
Dentre as atividades diárias que um ortopedista pode executar, algumas que podem ser listadas, são:
- Fazer consultas e a coleta de informações do paciente;
- Elaboração de tratamento;
- Diagnóstico de problemas dos pacientes;
- Realização de cirurgias;
- Solicitação de exames;
- Prescrição de medicamentos;
- Acompanhamento dos pacientes após a realização de cirurgias.
Para que um profissional de ortopedia seja ainda mais conceituado, respeitado em sua área, como todo e qualquer outro profissional, é comum que ele tenha alguma especialidade em seu currículo.
Afinal, esta também é considerada uma das melhores formas de se destacar e estudar a fundo uma área específica. Atualmente existem diversas especialidades, mas, a seguir, serão listadas as mais comuns e mais conhecidas:
- Coluna;
- Cotovelo;
- Joelho;
- Mão;
- Pés;
- Quadril;
- Ombro;
- Oncologia.
Portanto, caso você tenha sofrido um trauma ósseo, por exemplo, mas ainda não conhece uma clínica com profissionais capacitados para tratar doenças e contusões, então, conheça agora a Clínica Daniachi.
Contamos com uma equipe multidisciplinar que atua com excelência, humanismo e reúne modernidade e tecnologia à ética. Agende sua consulta agora mesmo.
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036