Como tratar luxação de patela?
A patela é o osso localizado na frente do joelho, conhecido também como rótula, responsável pela transmissão da força da musculatura da coxa. A luxação da patela ocorre quando esse osso sofre um deslocamento e sai de sua posição anatômica normal.
Acidentes e movimentos rápidos de torção do joelho, que são comuns em vários esportes, como futebol e basquete, são as causas mais frequentes da lesão. Ela pode ocorrer, inclusive, como resultado de uma mudança repentina de direção ou em casos de sobrecarga no joelho.
De modo geral, a luxação causa dor, inchaço e parece que o osso está fora do lugar. Em um primeiro momento, o incômodo é pequeno, mas, aos poucos vai impossibilitando a pessoa de andar, dirigir e dobrar o joelho.
O tratamento para luxação da patela envolve o uso de gelo, medicamentos e imobilizadores. A fisioterapia também desempenha um papel importante na recuperação do paciente porque ajuda a melhorar a função da musculatura.
Quando ocorre o deslocamento da patela mais de uma vez, chamamos de luxação recidivante da patela, e, após 3 episódios, a cirurgia deve ser considerada. O procedimento visa reconstruir os ligamentos que são responsáveis por “segurar” a patela para restabelecer a estabilidade da articulação. E ainda corrigir as condições anatômicas que predispõem a luxação patelar.
Na suspeita de luxação da patela, é essencial procurar um ortopedista o mais rápido possível. Conheça a equipe médica da Clínica Daniachi!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036