Acupuntura: Conheça essa técnica

Acupuntura

A acupuntura vem sendo indicada por médicos no tratamento de lesões na coluna, no quadril e no joelho, como forma de aliviar as dores e conter inflamações. Embora seja uma técnica que exista há milênios, somente alguns anos atrás foi difundida no Ocidente. Pensando nisso, a equipe Daniel Daniachi preparou esse conteúdo para contar algumas curiosidades sobre a acupuntura. Confira!

Onde e quando surgiu?

Acredita-se que a acupuntura surgiu na China, cerca de 4.500 a.c. Inclusive foram encontradas agulhas feitas de pedra, chamadas de Zhem Shih, que datam do período da Idade da Pedra. Na Dinastia Shang, cerca de 1.000 a.c., agulhas de bronze, um aprimoramento das feitas anteriormente de pedra, foram encontradas.

Durante todas as dinastias chinesas, os ensinamentos acerca da acupuntura foram passados de geração em geração, e somente a partir de 1971, após um relato de um jornalista que foi tratado na China e da visita de Richard Nixon, que na época era presidente dos Estados Unidos, é que a acupuntura chegou de fato ao Ocidente.

Como é feita?

A acupuntura caracteriza-se pela inserção de micro agulhas na área que necessita de tratamento. Quando inseridas, essas agulhas estimulam pontos específicos do corpo, que geram sensação de bem-estar e até mesmo um efeito analgésico. Além disso, a acupuntura estimula a produção de substâncias químicas anti-inflamatórias.

Segundo a medicina tradicional chinesa, esses pontos são estimulados para que o chamado QI, a energia vital, possa fluir livremente. Através de estudos, foi comprovado que a acupuntura estimula pequenos pedaços do tecido conjuntivo, que resulta em uma contração do tecido, e consequentemente em um estímulo de músculos e nervos sensitivos.

Para que tipos de problemas a acupuntura é indicada?

A acupuntura pode servir no tratamento das mais variadas doenças, como por exemplo:

  • Para o alívio de dores crônicas;
  • Para o tratamento de problemas na coluna;
  • Para o tratamento de problemas no quadril;
  • Para o tratamento de problemas musculares, de articulação, no geral;
  • Para o tratamento de artrite e artroses;
  • Para o tratamento de doenças respiratórias (Sinusite, Bronquite, Asma);
  • Para o tratamento de doenças de origem inflamatória;
  • Para o pós-cirúrgico de diversos tipos de cirurgia;
  • Para problemas do trato gastrointestinal (Úlceras e Gastrites);
  • Para distúrbios neurológicos, como a enxaqueca;

Ainda existem estudos que comprovam que pessoas com depressão ou em tratamento de câncer, apresentam uma melhora no bem-estar após realizar seções de acupuntura.

Existe alguma restrição?

A acupuntura pode ser realizada em quase todas as pessoas, somente não sendo recomendada para pacientes que possuam feridas abertas, lesões infectadas na pele, hemofílicos ou que possuam problemas de coagulação. Também não é indicada a inserção de agulhas no ventre de mulheres grávidas, principalmente nos três primeiros meses de gestação.

Conheça a clínica Ortopedia Daniachi

Nossa clínica localizada em Higienópolis já cuida da saúde e do bem-estar dos nossos pacientes há mais de 40 anos. Nossos médicos são especializados em cirurgia de quadril, ortopedia e traumatologia. A clínica Ortopedia Daniachi ainda conta com consultas e tratamentos como RPG, acupuntura e fisioterapia. Venha fazer uma consulta na clínica Ortopedia Daniachi em Higienópolis.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036