Acupuntura é aliada no controle de dores e estresse

A acupuntura é muito conhecida como uma terapia que utiliza agulhas para estimular alguns pontos específicos do corpo. O objetivo principal dessa técnica é equilibrar a energia do paciente e promover o seu bem estar físico e mental.

Por isso, as indicações de acupuntura são muito diversas, mas principalmente para o controle de dores, ansiedade e estresse.

Então você pode se perguntar: mas como uma agulha colocada em uma área qualquer do corpo pode reduzir o estresse? Podemos explicar. É que cada ponto utilizado na acupuntura corresponde a uma região específica do cérebro. A terapia então acaba mexendo com os neurotransmissores responsáveis por sintomas do estresse como irritabilidade, ansiedade, depressão, hipersensibilidade emocional, sono perturbado, libido reduzida, dificuldade de concentração e falta de ânimo para atividades físicas.

Um estudo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas comprovou a eficácia da acupuntura no tratamento do estresse. A pesquisa constatou, após dez sessões individuais, com frequência semanal e duração de aproximadamente 50 minutos, a diminuição de 75% da presença de estresse nos indivíduos analisados.

O que acontece é que como agem por via nervosa, quase todas as aplicações de agulhas levam à liberação de endorfina e serotonina, que possuem poderes calmantes e antidepressivos. Por isso o estresse acaba sendo eliminado. E isso também é levado em conta no caso de dores crônicas, uma vez que essas substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar equilibram o funcionamento do organismo.

É normal o paciente sentir leves dores durante a aplicação das agulhas?

Sim. É possível que algumas pessoas sintam um leve desconforto ou dor durante a sessão de acupuntura. Porém, caso o paciente reclame de muita dor, é sinal de que o ponto da acupuntura está errado, podendo afetar um vaso sanguíneo, um tendão ou ainda outras regiões mais sensíveis.

Podemos dizer então que quando a acupuntura é realizada por um profissional qualificado, ela pode ajudar no tratamento de diversas complicações, desde dores crônicas, estresse e até mesmo o câncer.

Se você ainda tem dúvida sobre os benefícios da acupuntura ou quer saber se ela é indicada para o seu caso, procure conversar com um dos profissionais da Clínica Ortopedia Daniachi.

Clínica Ortopedia Daniachi

A clínica Ortopedia Daniachi em Higienópolis conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de RPG, shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036