Como a fisioterapia atua na inflamação
A inflamação é um mecanismo de proteção do corpo, uma resposta do organismo quando existe uma infecção ou lesão. Também pode partir do sistema imunológico, no momento em que as células de defesa se deslocam até uma região específica. Nesta situação, as células estão tentando proteger e ajudar na recuperação da área lesionada. O único problema é que elas levam junto algumas substâncias a mais, além de um número maior de células, formando os edemas ou inchaços.
Existem vários tipos de inflamações, sendo que as mais conhecidas são: do estômago, intestino, garganta, nariz, ouvidos, gengivas, amígdalas, músculos, tendões (tendinite) e bursas (bursite).
Além do uso de anti-inflamatórios, há outros recursos para reduzir alguns tipos de inflamações. Um deles é a fisioterapia. Mas ela fica limitada a resolver processos inflamatórios de algumas estruturas, como músculos, tendões, ligamentos, nervos e ossos.
As técnicas fisioterapêuticas mais utilizadas para combater processos inflamatórios são ultrassom, Tens, conhecida por neuroestimulação elétrica transcutânea, laser, luz infravermelha e ondas curtas. Os tratamentos incluem ainda terapia fria, massagem e acupuntura.
No caso de tendinites e lesões musculares, as principais causas estão relacionadas ao uso excessivo de um músculo ou tendão e à postura que a pessoa realiza os movimentos. Ao fazer exercícios específicos para melhorar a postura e ensinar o corpo a usar seus músculos e tendões da forma correta, reduz as lesões e consequentemente as inflamações.
Já as bursites são as inflamações nas bursas, pequenas bolsas que produzem o lubrificante de nossas articulações. Como ficam entre ossos, estão sujeitas a atritos e compressões o tempo todo. Se forem muito intensos, elas inflamam e ficam sensíveis e doloridas. As bursites com maior incidência são as do quadril e do ombro, causadas por má postura e sobrecargas. Nestes casos, a fisioterapia reeduca o corpo a utilizar os músculos de forma que eles não comprimam as bursas, reduzindo assim a inflamação e as dores.
Nas inflamações dos nervos, o fisioterapeuta encontra a origem das dores e trata suas causas. É importante lembrar que a maioria deles nasce na nossa coluna. É comum encontrar pessoas com inflamações em nervos dos braços que a fisioterapia precisa tratar a coluna cervical (pescoço). Ou então, tratar as dores no ciático, que geralmente começam na região glútea e descem por trás da coxa até a lateral da perna, mobilizando a coluna lombar. O fisioterapeuta utiliza recursos para estabilizar a coluna e evitar que sensibilize os nervos que saem dela para outras regiões do corpo.
Além de tratar as causas, a fisioterapia possui técnicas para aliviar os sintomas da inflamação, bem como reduzir sua intensidade, acelerando a recuperação. Nem por isso ela substitui o tratamento com anti-inflamatórios. Com a ação dos remédios e o trabalho da fisioterapia, o resultado costuma ser duradouro, reduzindo as chances da inflamação aparecer novamente.
Possui inflamação nos músculos, tendões, ligamentos ou nervos? Faça fisioterapia na Clínica Ortopedia Daniachi.
Clínica Ortopedia Daniachi
A clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036