Como é o tratamento da artrose do quadril?

A saúde do quadril é fundamental para a nossa qualidade de vida. Essa estrutura possibilita a nossa mobilidade e nosso deslocamento, mas muitas vezes a utilizamos de forma inadequada, não prestando a devida atenção à postura corporal, não descansando o suficiente ou não tomando o cuidado necessário com a intensidade dos movimentos, por exemplo. Esses maus hábitos, com o passar do tempo, geram uma série de desgastes e complicações, podendo inclusive resultar em um quadro de artrose. Hoje vamos explicar como é o tratamento da artrose do quadril, chamando a atenção para a importância de se cuidar. Aproveite sua leitura!

O que é a artrose do quadril?

A artrose se caracteriza pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações, podendo acometer diferentes partes do corpo. Esse quadro costuma ocorrer em indivíduos com mais de 45 anos, mas também pode atingir pessoas mais jovens, sendo provocado por fatores como traumas ou má formação.

Questões como a obesidade, a diabetes e a artrite podem contribuir para o surgimento da artrose, assim como para o seu agravamento. A predisposição genética e as atividades que sobrecarregam o quadril também são pontos a se destacar, chamando a atenção para o excesso de atividades físicas ou a prática inadequada. Os principais sintomas da artrose do quadril incluem:

  • dor na articulação, com piora ao caminhar;
  • dificuldade para se levantar;
  • dor na região da virílha, na coxa e até no joelho;
  • formigamento, dormência ou dificuldade para movimentar as pernas, mesmo para fazer atividades simples do dia a dia (como calçar um sapato, por exemplo);
  • mancar ao caminhar, necessitando de uma bengala ou um apoio para distribuir o peso do corpo.

O diagnóstico da é realizado a partir da avaliação do histórico clínico, dos sintomas apresentados e do estilo de vida do paciente. O médico solicitará exames como a tomografia e a ressonância magnética, afim de averiguar lesões e alterações na região do quadril. 

Quais são os tratamentos para a artrose do quadril?

Existem vários procedimentos que podem ser utilizados no tratamento da artrose. A escolha dependerá da gravidade da situação, ou seja, da intensidade dos sintomas e do desgaste da articulação. Conheça algumas das alternativas principais!

Medicamentos

O ortopedista pode prescrever medicações para aliviar os sintomas – como analgésicos – e para tratar da cartilagem – como os suplementos de colágeno. Em casos de dores muito intensas podem ser utilizados corticóides para um tratamento mais rápido, mas o uso deve ser restrito a um curto período de tempo.

Fisioterapia

A fisioterapia também contribui para aliviar os sintomas e trabalhar o desenvolvimento da articulação, além de ser uma importante aliada após a realização de cirurgias. As práticas incluem exercícios com aparelhos específicos, alongamentos, massagens, uso de bolsas térmicas e outras atividades com intervenções manuais dos profissionais.

Mudança de hábitos

A mudança de hábitos é essencial, seja qual for o tratamento ao qual será conciliada. É importante tomar cuidado com a alimentação, ficar atento à postura ao longo do dia e se atentar à intensidade das atividades físicas, agindo de forma consciente para não cair no sedentarismo nem exagerar nos níveis de esforço. 

A utilização de uma bengala pode fazer toda a diferença para a qualidade de vida e o bem-estar do paciente. Assim, se receber essa indicação do profissional, não deixe de praticá-la conforme o orientado.

Cirurgias

A operação é recomendada quando os resultados dos demais tratamentos não foram satisfatórios. A escolha do método se baseará no quanto as estruturas estão afetadas, podendo envolver a raspagem da cartilagem ou a substituição completa da articulação – chamada de Artroplastia.

A Artroplastia se caracteriza pela substituição do quadril por uma prótese mecânica, que reproduzirá as suas funções. O paciente precisará aprender a se movimentar com essa estrutura e deverá continuar com a fisioterapia para se reabilitar. Com a prática e o aprendizado, porém, a técnica proporciona boas melhorias na qualidade de vida e na saúde do paciente, que antes estava tão abalado pela artrose.

Esperamos que tenha gostado de descobrir como funciona o tratamento da artrose do quadril. Para saber mais sobre os cuidados com essa articulação não deixe de agendar uma consulta com o Dr. Daniachi, que é especialista no assunto!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036