Como prevenir lesões na corrida?

prevenir lesões na corrida

prevenir lesões na corrida

A corrida é um excelente exercício físico e vem sendo escolhida por muitas pessoas que estão em busca de uma vida mais saudável. Embora seja um ótimo esporte, capaz de condicionar o corpo, melhorar o funcionamento do coração e dos pulmões, e até mesmo auxiliar no tratamento de doenças como depressão, quando não praticado de maneira correta pode ocasionar lesões. Pensando nisso, a equipe Daniel Daniachi selecionou algumas dicas para você entender como prevenir na corrida. Confira!

Se alongue

A primeira parte de qualquer exercício físico é o alongamento. É preciso alongar bem a musculatura para evitar possíveis estiramentos e até mesmo rupturas durante a corrida. É recomendável realizar movimentos suaves, e não esticar os músculos até sentir dor: Respeite seus limites! Alongue a cabeça, os braços, os ombros, o peito, os quadris, a lombar, a coxa e a panturrilha. O recomendado é de 5 a 10 minutos e isso vale tanto para antes como para após a corrida.

Não pule o aquecimento!

Comece a corrida fazendo uma caminhada acelerada, por cerca de 10 minutos, depois passe para o trote e só depois comece a correr. No final da corrida, vá desacelerando o corpo e termine caminhando. Isso previne que seu corpo sofra um choque muito grande, podendo resultar em lesões.

Alie a corrida ao treino

É possível que algumas lesões ocorram devido à falta de fortalecimento da musculatura. É imprescindível para quem deseja praticar a corrida aliá-la a uma atividade que traga prepare a musculatura. Musculação, pilates e treino funcional podem ser ótimas opções!

Preste atenção na postura

A boa postura no momento da prática do esporte pode prevenir possíveis lesões na coluna. É indicado prestar atenção na superfície que irá praticar a corrida, para se certificar que não há irregularidades ou buracos que possam ocasionar torções.

Escolha um tênis adequado

A escolha do tênis é muito importante para reduzir as chances de ocorres lesões, visto que será ele que irá absorver o impacto de todo o exercício. É preciso escolher um tênis confortável, adequado ao esporte e que se adeque ao seu tipo de pisada.

A Ortopedia Daniachi

A clínica Ortopedia Daniachi possui diversos médicos qualificados a te orientar, para que você possa começar a correr sem sofrer o risco de sofrer com lesões. Com profissionais especializados em ortopedia e traumatologia, a clínica Ortopedia Daniachi está pronta para te receber!

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036