Como tratar luxação de patela?

A patela é o osso localizado na frente do joelho, conhecido também como rótula, responsável pela transmissão da força da musculatura da coxa. A luxação da patela ocorre quando esse osso sofre um deslocamento e sai de sua posição anatômica normal.



Acidentes e movimentos rápidos de torção do joelho, que são comuns em vários esportes, como futebol e basquete, são as causas mais frequentes da lesão. Ela pode ocorrer, inclusive, como resultado de uma mudança repentina de direção ou em casos de sobrecarga no joelho. 

De modo geral, a luxação causa dor, inchaço e parece que o osso está fora do lugar. Em um primeiro momento, o incômodo é pequeno, mas, aos poucos  vai impossibilitando a pessoa de andar, dirigir e dobrar o joelho.

O tratamento para luxação da patela envolve o uso de gelo, medicamentos e imobilizadores. A fisioterapia também desempenha um papel importante na recuperação do paciente porque ajuda a melhorar a função da musculatura.

Quando ocorre o deslocamento da patela mais de uma vez, chamamos de luxação recidivante da patela, e, após 3 episódios, a cirurgia deve ser considerada. O procedimento visa reconstruir os ligamentos que são responsáveis por “segurar” a patela para restabelecer a estabilidade da articulação. E ainda corrigir as condições anatômicas que predispõem a luxação patelar.

Na suspeita de luxação da patela, é essencial procurar um ortopedista o mais rápido possível. Conheça a equipe médica da Clínica Daniachi!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036