É possível curar dor crônica com fisioterapia?
Um problema que pode parecer simples tem chances de se tornar um transtorno mais grave se não for tratado. A dor tem causas e intensidades variadas e é uma das queixas que mais levam os pacientes a recorrerem à fisioterapia.
Essa condição prejudica a qualidade de vida e, em alguns casos, pode ser incapacitante. Pesquisa da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED) aponta que 37% dos brasileiros sofrem com dor crônica – definição dada ao desconforto que persiste por mais de três meses.
A dor crônica mais comum entre os brasileiros é musculoesquelética, como a dor na coluna irradiada para braços e pernas, geralmente causadas por desgastes e processos degenerativos, postura ruim, desconhecimento da ergonomia e sedentarismo.
O que pode levar o paciente a sofrer esse tipo de dor:
🔹 Ficar sentado por muitas horas seguidas;
🔹 Vida sedentária;
🔹 Abaixar-se de maneira inadequada para pegar objetos.
A fisioterapia é uma opção para corrigir e eliminar o problema musculoesquelético, colocando um fim definitivo nas dores. Atua na reabilitação e prevenção das disfunções dos músculos e articulações, sendo indicada tanto para casos de dor aguda quanto para casos de dor crônica.
Conviver com a dor não é normal. A fisioterapia pode evitar que os pacientes tenham que faltar no trabalho, recorram a medicamentos e se submetam a exames e cirurgias desnecessários. Conheça a equipe médica de referência da Clínica Daniachi!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036