Eletroacupuntura: quando é indicada?

A eletroacupuntura é uma versão “modernizada” da acupuntura tradicional, que surgiu para otimizar os tratamentos realizados com essa técnica. Se você já se consultou com um acupunturista ou se tem curiosidade sobre o procedimento, o conteúdo de hoje é para você!

 Vamos explicar do que se trata essa nova versão, como ela funciona na prática e quando ela é indicada. Continue sua leitura e confira!

O que é a eletroacupuntura e como ela funciona?

A eletroacupuntura consiste na utilização de agulhas ligadas a um equipamento elétrico, que são aplicadas em certos pontos específicos do corpo do paciente — de acordo com a questão a ser tratada. Essas agulhas conduzem uma corrente de energia pelo organismo que potencializa ainda mais a sua intervenção, estimulando o processo de cura a partir das fibras nervosas e dos mecanorreceptores, por exemplo.

 A eletroacupuntura estimula a liberação de peptídeos opióides e favorece a sua ação analgésica sobre a dor. Ela contribui para a cura de inflamações e para a redução de espasmos, tendo também uma maior durabilidade em relação à acupuntura tradicional.

Quando a eletroacupuntura é indicada?

A eletroacupuntura pode ser realizada em pacientes com as mais variadas questões, sendo que os pontos a serem estimulados são definidos de acordo com as suas demandas. O tratamento pode ser individual ou ser aliado a outras intervenções, dependendo da situação.

 De uma maneira geral, é interessante associar a eletroacupuntura a outros tipos de terapia ou a medicações, otimizando os resultados dos pacientes. Confira algumas das situações em que essa prática é indicada!

Tratamento de questões emocionais

A eletroacupuntura pode ser uma aliada da psicoterapia e do acompanhamento psiquiátrico, por exemplo. Ela contribui para quadros de ansiedade, de depressão e de estresse, entre outros, favorecendo a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.

Tratamento de questões hormonais

A eletroacupuntura também contribui para as fases da vida em que ocorrem grandes transformações hormonais. Para as mulheres, por exemplo, ela pode ser aplicada para a TPM (Tensão Pré Menstrual), para a menopausa e para irregularidades na menstruação.

Tratamentos ortopédicos

A eletroacupuntura pode ser aliada à fisioterapia, aos alongamentos e ao uso de medicação, por exemplo, para trazer alívio para dores de inflamação — como a bursite, a tendinite e os problemas no ciático —, além das dores crônicas e de outras lesões. Os pacientes com doenças reumáticas e outros problemas de saúde também podem se beneficiar dessa intervenção.

 Para quem a eletroacupuntura é recomendada?

O médico pode recomendar esse procedimento para atletas e pacientes de uma maneira geral, a não ser para pessoas com problemas cardíacos, gestantes ou pacientes que usam marca-passo. A eletroacupuntura pode ser indicada como um tratamento complementar, mas para que ela funcione, é importante que o paciente acredite e esteja disposto a se submeter à técnica.

 Se você tem interesse pela eletroacupuntura, mas tem dúvidas quanto às suas indicações, agende uma consulta com o Dr. Daniachi e venha conversar! Assim, você esclarece as suas particularidades e garante maior assertividade para o seu tratamento.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036