Entenda as diferenças entre shiatsu e acupuntura

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual o melhor tratamento para certo tipo de doença. Fato é que o shiatsu e a acupuntura são ótimos aliados dos tratamentos clínicos orientados pelos médicos. E, para que você entenda um pouco mais sobre cada um deles, preparamos esse post.

Apesar de serem tratamentos com aplicação completamente diferente, tanto o shiatsu quanto a acupuntura serve para para proporcionar relaxamento físico, mental e emocional, diminuindo também os níveis de estresse do paciente e melhorando a saúde do seu organismo.

 

Ambos podem ser indicados como terapia para dor de cabeça, dores no corpo, problemas emocionais, insônias, disfunções menstruais, problemas respiratórios, disfunções intestinais, problemas no sistema circulatório, endócrino e nervoso.

 

Como você pode notar, são muitos os benefícios do shiatsu e da acupuntura para a saúde do paciente, porém existe uma grande diferença entre eles, que é a forma como cada terapia é aplicada.

 

No shiatsu, o terapeuta utiliza os dedos, as mãos, os cotovelos e os joelhos para alongar o corpo do paciente e pressionar os pontos adequados, ativando também os pontos energéticos. Durante a sessão, que leva normalmente uma hora, o paciente permanece deitado ou sentado em uma cadeira.

 

Na acupuntura a história é outra. Essa terapia milenar originária da China consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e promover a saúde do organismo.

 

A inserção das agulhas durante a sessão de acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como por exemplo, ação antiinflamatória ou analgésica.

Quem pode realizar os tratamentos?

Qualquer pessoa pode realizar o shiatsu e a acupuntura. Somente pacientes com lesões infectadas na pele, hemofílicos ou pessoas com feridas abertas não devem realizar acupuntura.

 

As terapias também são contraindicadas para grávidas no primeiro trimestre de gestação, porém quando aplicada corretamente, a acupuntura pode ajudar na diminuição das variações hormonais, que são muito frequentes durante este período, além de aliviar as dores nas costas e o desconforto causado pelo peso da barriga.

Clínica Ortopedia Daniachi

A clínica Ortopedia Daniachi em Higienópolis conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de RPG, shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!

 

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036