Fisioterapia ortopédica: tudo o que você precisa saber
A fisioterapia é uma das ciências da área da saúde que mais tem relevância no tratamento desde pessoas comuns até quem é atleta. Isto por conta de suas diferentes funções e especialidades, por exemplo, a fisioterapia ortopédica.
Se você ainda não sabe o que é a fisioterapia ortopédica e quer entender um pouco mais sobre o tema, então, confira tudo neste post.
O que é e qual o objetivo da fisioterapia ortopédica?
A fisioterapia ortopédica possui a finalidade principal de realizar o tratamento de disfunções osteoarticulares e tendíneas. As tendíneas são estruturas que parecem com uma corda e que tem a função de unir o músculo ao osso dando.
O tratamento das disfunções inclui a averiguação da origem do problema. Assim, podendo ser resultados de traumas, fraturas, por movimentos repetitivos ou mesmo por conta de doenças ortopédicas.
Além disso, a fisioterapia ortopédica também tem a funcionalidade preventiva. Por exemplo, realizando a prevenção de distúrbios agudos ou crônicos. De maneira bem básica, estes são os objetivos desta ciência e o que ela representa na área da saúde.
Em que casos a fisioterapia ortopédica deve ser acionada?
Assim como a própria ciência fisioterapêutica possui várias especialidades, a ortopedia unida a ela também tem situações específicas em que pode ser mais indicada. Como exemplo, no tratamento das seguintes doenças e casos:
- Bursite;
- Osteoporose;
- Entorses;
- Lombalgia;
- Luxações;
- Distensões musculares;
- Tendinite;
- Lesões devido a esforços repetidos;
- Avaliação e terapia isocinética e etc.
Benefícios adquiridos através da fisioterapia ortopédica
Antes de mais nada, sempre vale chamar a atenção que o tratamento deve ser realizado por um profissional fisioterapeuta ortopédico qualificado. Apenas dessa maneira o paciente poderá alcançar os reais benefícios do seu caso.
Desse modo, depois de se ter o diagnóstico do caso concreto e a prescrição do tratamento, logo, ocorre a prática deste. Sendo assim, a partir do tratamento correto, certeiro e executado por meio de alguém capaz, alguns do benefícios são os seguintes:
- Correção de deformidades;
- Amenização de dores incômodas;
- Fortalecimento da musculatura afetada;
- Alongamento muscular;
- Equilíbrio;
- Diminuição da rigidez decorrente de alguma fratura;
- Prevenção de procedimentos cirúrgicos;
- Risco de queda diminuído e etc.
Mais uma vez ressaltamos a importância de um ótimo profissional para guiar as sessões de fisioterapia. Por isso, não perca tempo e entre em contato com a Clínica Daniachi.
Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada para diagnosticar e tratar doenças, bem como com um atendimento de excelência. Com certeza suas necessidades e expectativas serão atendidas.
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036