Fisioterapia ortopédica: tudo o que você precisa saber

A fisioterapia é uma das ciências da área da saúde que mais tem relevância no tratamento desde pessoas comuns até quem é atleta. Isto por conta de suas diferentes funções e especialidades, por exemplo, a fisioterapia ortopédica.

Se você ainda não sabe o que é a fisioterapia ortopédica e quer entender um pouco mais sobre o tema, então, confira tudo neste post. 

O que é e qual o objetivo da fisioterapia ortopédica?

A fisioterapia ortopédica possui a finalidade principal de realizar o tratamento de disfunções osteoarticulares e tendíneas. As tendíneas são estruturas que parecem com uma corda e que tem a função de unir o músculo ao osso dando.

O tratamento das disfunções inclui a averiguação da origem do problema. Assim, podendo ser resultados de traumas, fraturas, por movimentos repetitivos ou mesmo por conta de doenças ortopédicas.

Além disso, a fisioterapia ortopédica também tem a funcionalidade preventiva. Por exemplo, realizando a prevenção de distúrbios agudos ou crônicos. De maneira bem básica, estes são os objetivos desta ciência e o que ela representa na área da saúde.

Em que casos a fisioterapia ortopédica deve ser acionada?

Assim como a própria ciência fisioterapêutica possui várias especialidades, a ortopedia unida a ela também tem situações específicas em que pode ser mais indicada. Como exemplo, no tratamento das seguintes doenças e casos:

  • Bursite;
  • Osteoporose;
  • Entorses;
  • Lombalgia;
  • Luxações;
  • Distensões musculares;
  • Tendinite;
  • Lesões devido a esforços repetidos;
  • Avaliação e terapia isocinética e etc.

Benefícios adquiridos através da fisioterapia ortopédica

Antes de mais nada, sempre vale chamar a atenção que o tratamento deve ser realizado por um profissional fisioterapeuta ortopédico qualificado. Apenas dessa maneira o paciente poderá alcançar os reais benefícios do seu caso.

Desse modo, depois de se ter o diagnóstico do caso concreto e a prescrição do tratamento, logo, ocorre a prática deste. Sendo assim, a partir do tratamento correto, certeiro e executado por meio de alguém capaz, alguns do benefícios são os seguintes:

  1. Correção de deformidades;
  2. Amenização de dores incômodas;
  3. Fortalecimento da musculatura afetada;
  4. Alongamento muscular;
  5. Equilíbrio;
  6. Diminuição da rigidez decorrente de alguma fratura;
  7. Prevenção de procedimentos cirúrgicos;
  8. Risco de queda diminuído e etc.

Mais uma vez ressaltamos a importância de um ótimo profissional para guiar as sessões de fisioterapia. Por isso, não perca tempo e entre em contato com a Clínica Daniachi. 

Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada para diagnosticar e tratar doenças, bem como com um atendimento de excelência. Com certeza suas necessidades e expectativas serão atendidas.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036