Nutrição: como cuidar da saúde mental com a alimentação?

Você certamente já ouviu a frase “somos o que comemos”. Esse ditado popular traz muita verdade a respeito de como conduzimos a nossa alimentação.

Tudo o que comemos tem uma influência direta na funcionalidade do nosso corpo, no âmbito físico e mental. Uma dieta equilibrada é essencial para o tratamento de diversos transtornos psiquiátricos. 

A nutrição tem um impacto direto na nossa saúde mental, pois através da alimentação correta conseguimos melhorar a cognição, memória, estado emocional e prevenir uma série de doenças.

A nutrição e o funcionamento do nosso organismo!

A nutrição psiquiátrica vem trazendo uma nova perspectiva no tratamento dos transtornos psiquiátricos. Muitos estudos estão sendo realizados e os resultados vêm apontando que de fato o que se come pode, sim, influenciar positiva ou negativamente a nossa sanidade mental.

Através de uma nutrição balanceada conseguimos prevenir e tratar os transtornos mentais utilizando as dietas e intervenções nutracêuticas. 

  • Depressão 
  • Transtorno do espectro autista 
  • Deficit de atenção 
  • TDAH 
  • Ansiedade

São alguns exemplos de doenças que sofrem interferência da alimentação tanto na evolução quanto no quadro de sintomas.

Alguns estudos mostram que uma dieta rica em carboidrato simples pode comprometer a função do cérebro, ocasionar distúrbios de sono, piorar o transtorno de humor, depressão e hiperatividade. 

Isso acontece também com dietas ricas em açúcares refinados, aqueles que a gente encontra em bolo, pizza, bolacha e massas, aumentando a produção de insulina em nosso organismo, piorando o estresse oxidativo e a inflamação do nosso sistema nervoso.

A depressão e a nutrição!

A depressão, segundo a Organização Mundial de Saúde, é a doença que mais afasta do trabalho, atingindo mais de 400 milhões de pessoas em todo o planeta. 

Hoje, ainda é possível observar nos tratamentos que visam melhorar o quadro depressivo, uma falha significativa, sugerindo então que outros fatores possam estar influenciando no peso dessa condição. 

A teoria que existe hoje sobre a depressão, é que múltiplos fatores estão associados ao surgimento dessa doença. Um deles tem a ver com os níveis de inflamação do organismo e parte dessa inflamação vem exatamente do tipo de alimento que se consome.

Enquanto as dietas ocidentais são ricas em condimentos industrializados, carnes vermelhas, alimentos com alto índice de sódio e pouca verduras, a nutrição mediterrânea e oriental se baseia em frutas, verduras, gorduras boas, castanhas, peixes, pobre em laticínios, carne vermelha e açúcares. 

Com isso, conseguimos observar menores riscos de depressão, pressão alta, diabete, doenças crônicas, além de uma vida mais saudável.

A nutrição e o intestino colaboram para o bom funcionamento cerebral!

O que a gente come afeta diretamente a produção dos neurotransmissores, substâncias que regulam o nosso sono, apetite, ânimo, aprendizagem e até mesmo a dor.

O funcionamento do nosso cérebro também é influenciado pela saúde do nosso intestino e pela quantidade de metais pesados que nele chegam, sendo assim, cuidar do nosso intestino é fundamental.

Isso porque os microrganismos que compõe o nosso sistema digestivo, chamados de microbiota, são responsáveis por modular o nosso sistema imunológico, então uma alimentação balanceada vai ser a responsável por uma microbiota saudável, enquanto uma alimentação inadequada vai implicar na morte desses microrganismos ou então na inflamação das células do intestino. 

É exatamente essa microbiota que pode prevenir, controlar ou aumentar a chance de desenvolver depressão, ou outras doenças psiquiátricas!

Como melhorar minha alimentação?

É possível melhorar a alimentação através de hábitos simples que podem ser adquiridos diariamente. 

Mas, é preciso ter uma orientação correta para trocar os alimentos de maneira coerente e inteligente, nutrindo seu corpo e sua mente. 

Se você deseja ter mais bem-estar e qualidade de vida, agende agora mesmo uma consulta com nossa nutricionista Mariana Golgatti.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036