Nutrição para gestante: qual a importância e os alimentos indicados?

Alimentar-se bem é fundamental para o bom funcionamento do organismo em todas as fases da vida.

A nutrição ganha ainda mais importância quando não apenas um organismo, mas dois precisam dos nutrientes para manutenção da saúde.

Uma das grandes transformações na vida de uma mulher é o momento da gravidez. As alterações são de ordem social, psicológica e, fundamentalmente, fisiológicas.

Qual a relação entre a nutrição e a mulher gestante? Você sabe qual a importância dos alimentos e quais alimentos são indicados para esse período?

Saúde e nutrição gestacional

A saúde se caracteriza pelo equilíbrio entre o indivíduo e seu contexto. Ela se relaciona de maneira estrutural e funcional com a forma de vida, estilo, cultura e fase de desenvolvimento.

Durante a gravidez, não apenas a saúde da mulher deve estar em foco, mas a relação desta com o do feto que está sendo gerado.

Assim, saúde e nutrição têm um vínculo fundamental: possibilitar uma gestação saudável que proporcione as melhores condições de desenvolvimento do bebê.

Alimentar-se bem não tem a ver com comer em excesso ou realizar restrições alimentares.

Pelo contrário, trata-se de comer de maneira adequada às necessidades e singularidades do organismo.

Na gravidez, há um aumento de peso considerável, mas dentro do que se considera adequado. Esse ganho de peso ocorre no primeiro trimestre do período gestacional (de um quilo até dois quilos, em média).

Durante todo o período de gestação é preciso realizar uma alimentação equilibrada a fim de que o modo de consumo de nutrientes seja reduzido ou reforçado conforme a necessidade.

1º Trimestre de gravidez

Nesse período é fundamental consumir alimentos que sejam fonte de vitamina B9 (ácido fólico). Essa vitamina auxilia na prevenção de anomalias na formação do tubo neural.

Os médicos recomendam que essa ingestão seja anterior à concepção. Por isso, além do desejo de engravidar, é recomendado realizar um planejamento familiar.

O ácido fólico deve ser, em geral, ingerido ao menos três meses antes da mulher engravidar. Isso porque os níveis da vitamina B9 não são integralmente proporcionados através da alimentação.

2º Trimestre de gravidez

Já neste período, os principais componentes que devem ser consumidos por gestantes são: 

  • Vitamina C: importante para a produção de colágeno, presente na pele, vasos sanguíneos, estrutura óssea e cartilagem. Além disso, auxilia na absorção de ferro, fortalecendo o sistema imunológico.
  • Magnésio: atua na constituição e crescimento dos tecidos.
  • Vitamina B6: age junto ao crescimento e aumento de peso saudável do feto. Previne, também, a depressão pós-parto.
  • Ferro: fundamental para a produção dos glóbulos vermelhos do sangue (hemoglobina).

3º Trimestre de gravidez

  • Cálcio: possui função essencial para a formação óssea do feto. Além disso, auxilia a produção de leite pela mulher após o parto. O cálcio age na coagulação e na pressão do sangue, no ritmo cardíaco e nos movimentos musculares.

Alimentos indicados

  • Espinafre, couve e brócolis são excelentes fontes de ácido fólico.
  • Leite e seus derivados: podemos encontrar cálcio nesses alimentos, fundamentais para a saúde óssea.
  • Agrião, sardinha e feijão: também são fonte de cálcio.
  • Ovos e carnes: esses alimentos são importantes porque fornecem proteína ao organismo. As proteínas funcionam junto à produção das células e tecidos.
  • Pães, arroz, cereais, frutas: aqui podemos encontrar as fontes de carboidratos. Nutricionalmente, são fontes de energia.
  • Lentilha, castanhas, feijão: são fontes importantes de ferro.
  • Água: por último, mas fundamental para a manutenção da vida. A água nos mantém hidratados, ajuda na redução de inchaço, muito comum na gravidez, e, também, no momento da amamentação.

Agora você conheceu um pouco mais sobre a nutrição para gestante!

Procure o melhor atendimento para você

Na Clínica Ortopedia Daniachi você encontra profissionais comprometidos e capacitados para um atendimento médico de excelência!

Gostaria de mais informações? Entre em contato.

Agende uma consulta conosco!

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036