Os benefícios do pilates para gestantes
Mexer o corpo na gravidez é garantia de benefícios para a mãe e o bebê. A explicação é simples: como gerar um filho exige muito do organismo, quanto melhores as condições físicas da mulher, mais tranquilos serão a gestação e o parto. Uma atividade física bastante indicada nessa fase é o pilates, sempre com o acompanhamento de um profissional especializado.
Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais que necessitam de uma atenção maior nos cuidados com a saúde, essas alterações podem gerar dores e desconfortos para a mãe. Ocorre o enfraquecimento de alguns músculos e sobrecarga de outros, gerando incômodo. O pilates pode se tornar um ótimo aliado neste período proporcionando alguns benefícios, como diminuir as dores lombares, o inchaço e manter o peso, por exemplo.
O método trabalha a respiração, o alongamento, melhora a postura, o equilíbrio, a flexibilidade, fortalece o abdômen e pode ser feito até o final da gravidez. Mas a liberação do médico é fundamental, pois só ele tem condições de avaliar se a grávida pode ou não fazer determinados exercícios e orientá-la quanto à frequência. Em geral, os professores de pilates recomendam duas aulas por semana, com duração de 30 minutos a 1 hora cada.
Há exercícios também que trabalham com contração do powerhouse, constituído por abdômen, glúteos e períneo. Com o avanço da gestação, os músculos do assoalho pélvico tendem a enfraquecer, no entanto, quem pratica pilates mantém essa região fortalecida.
Com os músculos mais fortes e firmes, a gestante tende a sentir menos dores nas costas, movimenta-se com maior facilidade e encontra-se com mais disposição para realizar as atividades do dia a dia, o que pode ajudar na hora de arrumar tudo para a chegada do bebê.
Além disso, os exercícios de pilates auxiliam a suportar melhor o peso da barriga, facilitam o nascimento no parto normal e diminuem o risco de incontinência urinária na gravidez e também no pós-parto.
Outro desconforto que pode ser amenizado através do pilates são as câimbras, comuns de ocorrerem na gravidez. A prática regular durante a gestação acalma o bebê por haver uma menor concentração de cortisol na corrente sanguínea da mãe, bem como proporciona o bem-estar de ambos.
Principais benefícios do pilates na gestação:
1 – Fortalecimento e alongamento muscular, o que previne as dores na coluna causadas pelas alterações fisiológicas na gravidez;
2 – Melhora a respiração e a qualidade do sono, contribuindo para a diminuição do estresse e da ansiedade;
3 – Melhora a circulação sanguínea e previne a retenção de líquidos;
4 – Melhora do equilíbrio e postura por meio do fortalecimento muscular
5 – Facilita o parto normal, pois fortalece músculos importantes para o momento do parto.
Gostou dos benefícios? Venha praticar pilates na Clínica Ortopedia Daniachi.
Clínica Ortopedia Daniachi
A Clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036