Os principais benefícios da acupuntura

A acupuntura é uma prática chinesa que utiliza agulhas bem fininhas para estimular pontos específicos relacionados à manutenção do funcionamento adequado do organismo.

Já praticada na China há mais de dois mil anos, a técnica parte do princípio de que existem padrões de energia vital que circulam pelo nosso organismo e são essenciais para a nossa saúde. Uma vez que ocorre o desvio dessa energia e ela então começa a ficar acumulada em determinados pontos do corpo, há o comprometimento do equilíbrio do organismo, surgindo as doenças.

 

Sendo assim, ao realizar a acupuntura e estimular esses pontos onde há acúmulo de energia, haverá um reestabelecimento da energia vital, melhorando as funções dos órgãos e permitindo que o corpo volte ao seu funcionamento normal.

Os benefícios da acupuntura.

 

1. Acupuntura ajuda no emagrecimento

A acupuntura ajuda as pessoas a emagrecerem, pois ela trabalha os pontos e órgãos que estão relacionados direta ou indiretamente ao controle da fome, compulsão alimentar e equilíbrio hormonal. Os pontos referentes à tireoide e ao baço também são trabalhados para melhorar o balanço hormonal e restabelecer o equilíbrio de açúcar no sangue. A acupuntura deve ser realizada como uma aliada à dieta, porém para surtir o efeito desejado ela deve estar acompanhada também pela prática regular de atividade física.

 

2. Melhora a dor nas costas (lombar)

Esse é um dos principais motivos que levam as pessoas a procurarem essa prática. De acordo com um estudo publicado na Archives of Internal Medicine, os pacientes que receberam o tratamento com agulhas tiveram uma melhora de 15% nos seus sintomas de dor na lombar em relação àqueles que somente receberam medicamento e tratamento com quiropraxia.

 

3. Diminui o Estresse

Estudos recentes a respeito dos benefícios da acupuntura demonstraram que a técnica é eficiente no tratamento do estresse porque tem a capacidade de bloquear a produção de hormônios liberados em situações estressantes, como por exemplo o cortisol.

 

 

4. Alivia as dores de cabeça

A acupuntura produz um efeito antiinflamatório e analgésico, atuando como um relaxante muscular e aliviando tanto a dor de cabeça como a enxaqueca crônica.

 

  1. Reduz a ansiedade e os sintomas de depressão

Como a acupuntura trabalha alguns pontos relacionados à produção de hormônios do bem estar, como a endorfina e a serotonina, ela ajuda no tratamento de alguns transtornos emocionais, no caso a ansiedade e a depressão.

Clínica Ortopedia Daniachi

A clínica Ortopedia Daniachi em Higienópolis conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de RPG, shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!

 

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036