Pilates: o que é e quais os benefícios?

Dentre os diversos tipos de exercícios físicos que existem, o Pilates é um dos mais famosos que existe. No entanto, pouca gente sabe do que realmente se trata esta técnica, quais os seus benefícios ou mesmo o porquê de adotar esta prática no dia a dia. 

Sendo assim, com a finalidade de te ajudar a entender um pouco mais sobre esta técnica secular, então, reunimos algumas das melhores informações neste artigo. Confira cada um dos tópicos a seguir e aproveite a nossa surpresa ao final. 

O que realmente é o Pilates e quais são os seus princípios basilares? 

O Pilates é uma das técnicas mais antigas existentes, pois teve a sua criação ainda no século anterior. O objetivo principal do método de execução dos exercícios físicos é unir o corpo à mente. 

O Pilates foi construído em cima de 6 pilares que são responsáveis por formar a sua base. Desta feita, são eles: 

  1. Concentração 

A concentração tem a finalidade de auxiliar o indivíduo a focar na realização do exercício. Assim, dando garantia de que a ação está sendo executada sob eficácia plena, ao menos na plenitude da individual de cada pessoa, em seu máximo. 

  1. Controle 

Aliado a concentração, o controle tem o fim de executar o exercício com suavidade e harmonia. Desse modo, promovendo a concentração e o aperfeiçoamento da coordenação motora e evitando contrações musculares sem necessidade alguma. 

  1. Precisão 

Por sua vez, neste pilar se busca a qualidade da execução do exercício e o alinhamento da postura. Em consequência disso, então, há o controle de diferentes músculos ao mesmo tempo. 

  1. Centro 

Como o nome pressupõe, aqui se dá o foco de exatamente todos os exercícios que são executados. Também conhecido como power house, o fortalecimento desta região proporciona a estabilização do tronco e, por consequência, um gasto mínimo de energia ao realizar os exercícios devido ao alinhamento. 

  1. Respiração 

A respiração é um dos pontos que mais tem ênfase devido a necessidade de estar sempre em sincronização com a execução dos movimentos. 

  1. Fluidez 

Por fim, se busca dar leveza aos exercícios, ao passo que, com o controle de execução, se evite impactos pesados durante todos os movimentos. 

Quais os benefícios de praticar o Pilates? 

Muita gente termina por desacreditar desta técnica devido a aparente simplicidade de sua prática. No entanto, quem pratica conhece muito bem dos seus benefícios, mas caso você ainda não saiba confira alguns dos principais pontos positivos da prática do Pilates. São eles: 

  • Aumento da resistência física e mental; 
  • Maior flexibilidade; 
  • Correção postural; 
  • Tonificação muscular; 
  • Aperfeiçoamento da coordenação motora; 
  • Baixo atrito das articulações; 
  • Alívio de dores musculares; 
  • Previne osteoporose; 
  • Auxiliar na melhora da respiração e etc. 

Para que todos esses benefícios sejam alcançados em sua plenitude, então, procure uma ótima equipe profissional que te auxilie na execução desses exercícios. Por isso, entre em contato com a Clínica Daniachi

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