Pilates: para que serve

O Pilates é uma técnica que, através de alongamentos e exercícios de baixo impacto, promove o equilíbrio do corpo e da mente. Além da prática dos movimentos adequados, a atividade requer concentração e respiração consciente.

A técnica é indicada para pessoas de todas as idades, inclusive crianças, idosos e gestantes. Ela ajuda a alongar e a fortalecer os músculos (principalmente o da coluna, da pelve e do abdômen), melhorando a flexibilidade e a força de todo o corpo.

Os benefícios do Pilates

O Pilates não pode ser considerado apenas mais uma modalidade de atividade física. Ele também contribui para a melhora na concentração e na qualidade do sono.

 

Para que você entenda de uma vez por todas para que serve o Pilates, vamos listar alguns de seus benefícios:

 

  • Fortalece o corpo e a mente: além de aumentar a força de todo o corpo, o Pilates melhora a capacidade cognitiva e a memória;
  • Melhora o foco e concentração: como é necessário realizar os movimentos praticando a respiração adequada, a técnica acaba aumentando a capacidade de concentração dos praticantes.
  • Melhora a postura: por fortalecer bastante os músculos do core (músculos abdominais, da região lombar, da pelve e do quadril), o Pilates favorece uma postura mais adequada, reduzindo as dores nos ombros, pescoço e costas.

 

O Pilates, por ser um exercício de baixo impacto, ainda ajuda os idosos a melhorar a coordenação e o equilíbrio, manter o peso e aumentar a flexibilidade. Já para as crianças, a técnica favorece a compreensão dos limites do próprio corpo, desenvolvendo os músculos e ganhando flexibilidade e boa respiração. Tudo isso contribui para um crescimento e desenvolvimento mais saudável.

 

As grávidas também podem praticar Pilates e os exercícios ajudam no fortalecimento dos músculos, diminuindos as dores nas costas e prevenindo a incontinência urinária. Porém, é preciso tomar cuidado com alguns movimentos para evitar quedas.

Como praticar Pilates

Existem duas maneiras de praticar Pilates. A primeira é no solo, utilizando o peso do próprio corpo e alguns pesos, bolas e outros instrumentos. Já a outra técnica é realizada com aparelhos específicos de Pilates.

 

É possível dizer que as duas técnicas trazem benefícios para o corpo, porém os exercícios devem ser realizados com orientação de um instrutor, principalmente quando a pessoa nunca praticou atividade anteriormente.

Clínica Ortopedia Daniachi

A clínica Ortopedia Daniachi em Higienópolis conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de RPG, shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!

 

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036