Por que é necessário se preparar para atividades de impacto?

atividades de impacto

É muito comum ouvirmos no consultório de um paciente que resolveu sair do sedentarismo e, ao começar a correr, evoluiu com algum tipo de dor.

Quando estamos sedentários por muito tempo não podemos simplesmente sair correndo de um dia para o outro ou iniciar atividades de grande impacto como futebol ou esportes de quadra. É muito grande a chance de uma lesão aguda (como lesão do ligamentar do joelho) ou desenvolvimento de dores musculares e tendinites.

Portanto, um preparo muscular adequado deve ser iniciado antes de as atividades físicas de impacto.

Como se preparar para atividades de impacto?

Existem várias maneiras de preparar o seu corpo para começar a desenvolver atividades de impacto. Conheça abaixo 3 delas:

1) Fisioterapia

A fisioterapia é fundamental para quem deseja praticar atividades físicas de impacto, porque ajuda a prevenir e tratar as disfunções cinéticas-funcionais, além de ser ideal para a reabilitação de pessoas que não estão mais habituadas a praticar exercício físico.

2) Pilates

O pilates tem como objetivo alongar e fortalecer os músculos da coluna, além de promover uma maior consciência sobre o corpo. Ele é muito importante para o preparo do corpo, pois além de ser uma atividade de baixo impacto, traz diversos benefícios para o organismo: melhora a postura, aumenta a flexibilidade, alivia dores, fortalece a musculatura e combate ao nervosismo, por exemplo.

3) Musculação

A musculação depende do caso e atividades aeróbicas. Inclusive o aeróbico pode ser iniciado prontamente, com atividades de menor impacto. Caminhadas, bicicleta ou transport são algumas opções.

Lembre-se de recorrer à avaliação médica e acompanhamento multidisciplinar, pois somente assim você garantirá um retorno aos esportes de forma segura e sem lesões.

A clínica Ortopedia Daniachi conta com fisioterapia, pilates, acupuntura e RPG. Fique por dentro dos tratamentos e especialidades da equipe de Daniel Daniachi na clínica em Higienópolis. Agende sua consulta!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036