Problemas comuns em idosos

Problemas comuns em idosos

A terceira idade, que começa aos 60 anos, é considerada a melhor idade. Porém, é neste momento da vida que algumas doenças relacionadas a articulação do quadril, joelhos, coxas, pernas, coluna e todo o sistema locomotor começam a aparecer, já que as articulações, ligamentos e músculos ficam mais comprometidos com o passar dos anos.

Essas doenças têm algumas causas, além do próprio envelhecimento, como movimentos repetitivos efetuados de maneira incorreta. Algumas não podem ser prevenidas, mas é possível adaptar exercícios de fisioterapia, por exemplo, e remédios para amenizar as dores. Por isso, listamos 3 problemas comuns que ocorrem em idosos relacionadas a ortopedia e traumatologia, como também os principais tratamentos para eles. São eles:

  • Osteoporose

Está diretamente ligada ao envelhecimento, já que nesse período há um desequilíbrio entre a formação e reabsorção óssea. A osteoporose é comum em mulheres na pós-menopausa, pois o hormônio feminino tem importante papel na atividade óssea. Por isso, o tratamento, nesses casos, precisa ser feito com ginecologistas e ortopedistas.

A principal consequência da osteoporose são fraturas em idosos. Depois dos 60 anos há dificuldades na recuperação acarretando prolongados períodos de imobilismo que pode acarretar outras doenças relacionadas. É imprescindível estar em acompanhamento com um ortopedista para realizar exames e se houver o diagnóstico, iniciar tratamento com medidas simples como praticar atividades físicas e melhorar alimentação, adicionando cálcio e vitaminas se necessário.

  • Hérnia de Disco e Lombalgia

Essa como outras doenças em ortopedia e traumatologia é de difícil manejo. Provoca dores nas costas e, pode apresentar, alterações de sensibilidade ou dor referida nas coxas, perna e pé. Cerca de 80% dos idosos sofrem ou já sofreram com a dor lombar e ciatalgia.

Com acompanhamento clínico, remédios e fisioterapia, os sintomas e a funcionalidade melhoram. Se a coluna for fortalecida haverá alivio das dores.

  • Osteoartrose do quadril

O quadril como outras articulações carregam o peso do corpo e podem estar em risco com a chegada da terceira idade. Esta doença se instala na cartilagem da junção dos ossos do quadril (acetábulo e cabeça do fêmur). Evoluí com dor e limitação da mobilidade dos quadris dificulta a realização das atividades mais simples quando em estágio mais avançado.

Inicialmente tratada com medicação e fisioterapia pode necessitar tratamento cirúrgico.

Onde tratar essas e outras doenças em São Paulo?

O Doutor Daniel Daniachi é especializado em cirurgia do quadril, ortopedia e traumatologia. Ele atende os pacientes na sua clínica localizada em Higienópolis, onde divide o local com mais três médicos do ramo em Higienópolis.

Além de trabalhar com ortopedia em Higienópolis, o Doutor Daniel também trabalha com tratamentos alternativos, que amenizam as dores da osteoporose, hérnia de disco, lombalgia e osteartrose do quadril, como por exemplo, fisioterapia, acupuntura, RPG e Pilates.

Agende uma consulta e venha conhecer o mais completo centro de ortopedia em Higienópolis!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036