Quais os sintomas de problemas no quadril?

O quadril é considerada uma região muito complexa e que exige certos cuidados para evitar dores e até algo mais grave. Por ser responsável por sustentar a base da coluna e ligar as pernas ao tronco, essa estrutura costuma sofrer com o impacto.
Sendo assim, são vários os fatores que podem causar dor e desconforto na região. Por isso é importante estar atento aos sintomas e procurar um ortopedista especialista em quadril para analisar o caso.
Podemos citar entre os principais sintomas de problemas no quadril:
- Dor no quadril, que piora ao andar;
- Dor após passar muito tempo sentado ou ao deitar de lado sobre a articulação afetada;
- Andar mancando ou com a ajuda de bengala para apoiar melhor o peso do corpo;
- Sensação de dormência ou formigamento nas pernas;
- Dor que irradia para a parte interna da coxa e chegando até o joelho;
- Dor em queimação na batata da perna;
- Dificuldade para movimentar a perna pela manhã;
- Dificuldade para realizar atividades comuns, como calçar meias, amarrar o sapato ou levantar da cadeira.
Todos esses sintomas acima podem indicar problemas no quadril, sendo os mais comuns:
- Bursite trocantérica: resultado da inflamação da bursa que existe ao lado da parte superior e lateral do fêmur, e decorre do atrito de um tecido fibroso da coxa sobre o osso.
- Tendinopatias: inflamação dos tendões em torno do quadril. Pode ser confundida com bursites.
- Osteonecrose: ocorre quando o aporte sanguíneo para a cabeça do fêmur é interrompido, o que provoca a morte de células ósseas, o colapso do osso, deformação e perda de movimentos.
- Ressalto no quadril: ressalto do tecido chamado Banda Iliotibial, junto à parte proximal do fêmur, durante os movimentos de flexão e rotação do quadril. Também pode ter ressalto do músculo iliopsoas que ocorre na parte da frente da articulação do quadril, também associado a movimento de flexão e rotação do quadril.
- Fraturas: geralmente ocorrem no colo do fêmur e parte proximal e são mais frequentes em mulheres acima de 65 anos.
- Artrose: é quando gasta a cartilagem na articulação do quadril.
Como já falamos acima, caso note alguns dos sintomas relacionados, é importante procurar a ajuda de um ortopedista especialista em quadril. Esse é o caso do Dr. Daniel Daniachi, que atua há mais de 10 anos nessa área e hoje é Membro titular da Sociedade Brasileira de Quadril. Agende agora mesmo uma consulta!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036