Quais são as principais lesões do Beach Tennis?

O Beach Tennis é um esporte que traz múltiplos benefícios para seus praticantes: ele contribui para o fortalecimento da musculatura, para a melhoria do condicionamento físico, para o gasto de calorias e para a socialização dos esportistas, se destacando como uma prática divertida e estimulante. Quando não é efetuado com os cuidados necessários, porém, esse exercício pode trazer uma série de complicações para a saúde e o bem-estar. Venha descobrir quais são as principais lesões do Beach Tennis!

As lesões mais recorrentes do Beach Tennis

As feridas e machucados podem ocorrer por descuido do jogador, por acidente ou por falta de conhecimento adequado. O Beach Tennis exige muito do nosso corpo e da nossa atenção, demandando técnicas especiais para se manter seguro. Conheça a seguir algumas das lesões mais frequentes desse esporte.

Tendinopatias

Tratam-se de inflamações ou lesões por sobrecarga. As tendinopatias costumam acometer os ombros e os cotovelos dos jogadores de Beach Tennis, causando muita dor e dificultando a mobilidade. O problema é provocado pelo excesso de esforço sem os cuidados adequados e pode ser percebido um tempo depois das partidas, durante as ativisades diárias.

Torções

As torções são lesões agudas que costumam acometer os joelhos, os pés e os tornozelos dos esportistas. Elas podem envolver o rompimento de ligamentos e os sintomas são sentidos na mesma hora, provocando dor intensa no indivíduo e a necessidade de abandonar a partida. 

Fraturas

As fraturas podem ocorrer por pancadas acidentais ou por tropeços na superfície irregular da areia. Elas ocorrem principalmente nos pés dos esportistas, ou mais especificamente em seus dedos. São lesões dolorosas que exigem o atendimento urgente com um profissional.

Lesão lombar

A posição inadequada da coluna, muitas vezes adotada nesse esporte, sobrecarrega a região lombar e provoca dores e desgastes na estrutura. É importante tomar cuidado ao se agachar, ao se manter nessa posição por muito tempo e ao equilibrar o corpo dessa maneira.

A prevenção para as lesões do Beach Tennis

Uma das principais questões é avaliar o condicionamento e as particularidades de cada participante. Isso é fundamental para qualquer atividade física, pois é preciso respeitar os próprios limites e seguir o seu próprio caminho de evolução. 

A supervisão e o aprendizado com profissionais de Beach Tennis também é algo essencial. Os jogadores devem usar técnicas adequadas, se alongar e praticar o equilíbrio corporal, sempre seguindo orientações de quem entende do assunto. É assim que se alcançará o melhor desempenho possível e a melhor qualidade de vida. 

Em caso de qualquer sintoma, como dores ou dificuldades para se movimentar, o mais indicado é procurar por ajuda médica e suspender a prática esportiva. O Beach Tennis é um esporte cada vez mais popular entre os brasileiros, conquistando seu espaço pelas praias do país e se adaptando aos centros urbanos também. Aproveite essa nova tendência da melhor forma possível, garantindo a sua saúde! 

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre quais são as principais lesões do Beach Tennis. Em caso de dúvidas, de dores ou de lesões, agende uma consulta com um especialista. Os profissionais da Clínica Daniachi estão à sua disposição!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036