Shiatsu: aprenda tudo sobre essa técnica

O shiatsu é uma técnica de massagem oriental muito famosa no Japão e difundida por todo o Ocidente. Essa massagem consiste em uma terapia completa, que trabalha a saúde, a felicidade e o bem-estar interior de quem a recebe.

Ele associa as técnicas manuais de massagem japonesa com a teoria dos meridianos, segundo a qual existem linhas longitudinais pelo corpo que se conectam com pontos sensíveis ao toque que, quando estimulados, proporcionam uma sensação de conforto, tranquilidade e bem-estar. Ou seja, o shiatsu é realizar pressão com os dedos.

 

O objetivo do shiatsu é balancear o fluxo energético a fim de restabelecer a saúde física, emocional e espiritual do paciente.

 

A aplicação do shiatsu é feita através de movimentos de pressão realizados com os dedos, palma das mãos, cotovelos e joelhos em pontos localizados ao longo dos canais energéticos. Essa pressão acaba corrigindo o mau funcionamento do organismo.

 

O shiatsu possui inúmeros benefícios que vão desde a manutenção da saúde até a prevenção de doenças, a fim de eliminar os sintomas e retomar o estado de equilíbrio do organismo. Podemos citar entre os principais: redução do estresse e tensão, prevenção de doenças, sensação de bem-estar, alívio de dores de cabeça e musculares e melhora da circulação sanguínea e linfática.

 

Sendo assim, o shiatsu pode ser utilizado no tratamento de algumas doenças como:

 

  • Doenças renais;
  • Desequilíbrios intestinais;
  • Problemas digestivos;
  • Depressão e ansiedade;
  • Problemas de autoestima;
  • Insônia e outros distúrbios do sono.

Assim como todo tratamento, o shiatsu também tem suas contraindicações. Ele não é recomendado para:

  • Mulheres até o terceiro mês de gestação;
  • Pessoas com osteoporose;
  • Indivíduos com câncer;
  • Em cima de fraturas, edemas ou varizes;
  • Pessoas com processos inflamatórios agudos internos ou externos;
  • Pacientes em período pós-cirúrgico.

Se você se interessou por essa técnica, é importante que saiba que precisa procurar um profissional qualificado nesse tipo de massagem para garantir resultados satisfatórios. E isso você encontra na Clínica Ortopedia Daniachi.

Clínica Ortopedia Daniachi

A clínica Ortopedia Daniachi em Higienópolis conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de RPG, shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036