Shiatsu: para que serve e quais os benefícios

É muito comum que no dia a dia, com correria a todo momento, as pessoas se esqueçam dos cuidados com o bem-estar. Dessa forma, o estresse e o cansaço físico se acumulam cada vez mais. 

No entanto, ainda que não seja do conhecimento de muitos, há ferramentas que podem ser usadas para amenizar as consequências de uma rotina acelerada. Um exemplo disso é o shiatsu, um tipo de técnica que tem o potencial de combater o estresse. Iremos detalhar um pouco mais a seguir. 

O que é Shiatsu? 

O shiatsu, de maneira bem simples, é um tipo de técnica de caráter terapêutico com alta eficácia. Assim, o seu objetivo principal é auxiliar no combate ao estresse físico, como também a melhora da postura do corpo. 

Uma das consequências imediatas da submissão a técnica do shiatsu é o relaxamento profundo do corpo. Mas, os benefícios desta ferramenta terapêutica vão além, como por exemplo: 

  • Alívio das tensões musculares; 
  • Aumento da circulação sanguínea; 
  • Reequilíbrio do fluxo de energia corporal; 
  • Simplificação do processo de retirada de toxinas; 
  • Elevação do grau de disposição e vitalidade. 

Desse modo, a utilidade e os benefícios que podem ser adquiridos pelos indivíduos que recebem o shiatsu são os melhores possíveis. Mas, como sempre, vale ressaltar que esta técnica deve ser realizada apenas por meio de um profissional. 

Como a técnica do shiatsu é executada? 

O profissional que executa esta técnica terapêutica faz uso de óleos essenciais e o paciente fica deitado sobre uma maca. A técnica é aplicada exatamente no local em que o corpo precisa de tratamento. 

Além disso, é pressionado alguns pontos específicos da região em que se encontra sob tratamento. A pressão colocada tem o fim de promover tanto o alívio da tensão do músculo quanto o relaxamento. 

Outro que deve ser ressaltado é que a especificidade da aplicação da pressão está diretamente relacionada com os meridianos do corpo. Por sua vez, ao serem pressionados, um dos resultados é a liberação do fluxo de energia que se encontra em prejuízo e, portanto, um consequente reequilíbrio energético e físico. 

Quais são as principais doenças e condições que podem ser tratados pelo Shiatsu? 

Por meio da regulação do fluxo de energia, muitas condições que afligem um indivíduo podem ser auxiliadas em seu processo de cura. Alguns exemplos que podem ser listados são: 

  • Dores musculares em geral; 
  • Doença pulmonares como sinusite e rinite; 
  • Fraturas vertebrais; 
  • Hérnia de disco; 
  • Bexiga caída; 
  • Incontinência urinária e fecal; 
  • Cólicas menstruais; 
  • Fibromialgia; 
  • Artrose, artrite reumatóide e etc.

Não são todas as condições e/ou doenças que podem ser tratados pelo Shiatsu. Por isso, se consultar com um especialista que entenda do assunto é o mais indicado é aconselhável.

Sendo assim, entre em contato com a Clínica Daniachi que possui um atendimento de excelência, humanizado e específico para cada caso. Com uma equipe multidisciplinar e especializada em Shiatsu o seu tratamento será o mais completo possível. 

Trate-se com quem mais entende da saúde do seu corpo. Agende sua consulta hoje mesmo!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036