Sintomas do traumatismo raquimedular
O trauma raquimedular é uma agressão à medula espinhal que pode ocasionar danos neurológicos, tais como alterações na função motora, sensitiva e autônoma. Acidentes automobilísticos, esportivos e de trabalho, queda de altura, mergulho em águas rasas e ferimentos por arma de fogo têm sido as principais causas deste traumatismo.
Câncer, osteoporose, inflamação da medula espinhal, artrite, estenose espinhal e hemorragias também favorecem o trauma raquimedular.
Essa condição acomete predominantemente os homens na faixa etária entre 15 e 40 anos. O dano à medula espinhal varia de uma lesão transitória, da qual o paciente recupera-se completamente (contusão, laceração e compressão da substância da medula), paralisia abaixo do nível da lesão até mesmo óbito.
Os sintomas de trauma raquimedular variam conforme a gravidade da lesão e a região acometida.
▶️ Perda dos movimentos na região do pescoço para baixo (tetraplegia) ou do tronco e das pernas (paraplegia);
▶️ Alteração na sensibilidade da pele ao calor, ao frio ou à dor;
▶️ Espasmos musculares;
▶️ Dores por lesão nos nervos;
▶️ Dificuldade para respirar;
▶️ Incapacidade de controlar a urina e/ou as fezes;
▶️ Dor nas costas.
Essas lesões devem ser reconhecidas precocemente para que o diagnóstico possa ser imediatamente confirmado e o tratamento instituído, evitando que a perda de função se torne permanente.
Agende uma consulta com um dos especialistas da Clínica Daniachi.
INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036