Acupuntura no tratamento da depressão

Hoje, no mundo inteiro, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No caso do Brasil, estima-se que 5,8% da população seja afetada. Por isso, é importante conhecer os sinais que a doença apresenta para tratá-la logo no início. Para quem sofre do problema e quer testar uma terapia alternativa, uma excelente opção é a acupuntura.
Um episódio depressivo, que faz parte dos chamados transtornos afetivos e do humor, pode ser leve, moderado ou grave, dependendo da intensidade dos sintomas. Os indícios da doença começam muitas vezes com choro constante e tristeza profunda. Pode gerar também ansiedade, alterações do apetite, de peso e do sono, dor crônica, fadiga, agitação ou lentidão motora, sentimento de culpa, dificuldade de concentração e de tomar decisões.

Ninguém imagina que por trás de um bom emprego, da convivência tranquila com família e amigos, pode ter uma depressão. A doença tira a vaidade, o ânimo, até levar ao isolamento, sentimento de inutilidade e a perda completa da vontade de viver.

Cada paciente tem um tratamento diferente para a depressão. Depende de quanto as atividades rotineiras são afetadas e o grau de sofrimento para executar aquilo que é considerado uma tarefa simples, como tomar banho, por exemplo. O remédio é ainda mais individual. Casos mais leves e até mesmo os graves podem ser tratados em conjunto com a acupuntura. De acordo com especialistas, o tratamento combinado vem apresentado ótimos resultados.

Técnica milenar da medicina chinesa, a acupuntura sustenta que o corpo humano atua como um pequeno universo conectado por canais energéticos pelos quais percorrem a energia vital (Qi). A estimulação física, que envolve a inserção de agulhas em pontos destes canais, promove a autorregulação das funções do corpo gerando saúde ao paciente, pois restaura o equilíbrio, previne e trata doenças.

No caso da depressão, a acupuntura promove a harmonia entre o corpo e a mente, aumentando a produção de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Durante a sessão, o paciente experimenta a agradável sensação de leveza, induzida pelo estímulo dos pontos de acupuntura.

Existem diversos estudos científicos que comprovam a eficácia da acupuntura para estes fins, podendo ser facilmente associada a outros tipos de tratamentos como o medicamentoso e a psicoterapia. Em 2017, a técnica chinesa foi testada em gestantes deprimidas. Um estudo da Universidade Stanford (EUA), com 52 mulheres que se submeteram a 12 sessões de 25 minutos, concluiu que elas obtiveram até 50% de melhora nos sintomas.

Outra experiência, feita na Universidade de York, na Inglaterra, constatou que a prática pode ser tão eficaz na contenção dos sintomas quanto o aconselhamento psicológico. A conclusão foi obtida após a análise de 755 pacientes com depressão moderada e severa.

Atualmente é muito comum as pessoas sofrerem de distúrbios como a depressão, devido ao ritmo acelerado da vida moderna, que resulta em falta de tempo, excesso de trabalho, problemas familiares, diminuindo a qualidade de vida. O tratamento através da acupuntura, ameniza seus sintomas e desconfortos, evitando o uso de medicamentos e recuperando o equilíbrio da função emocional.

Identificou-se com algum dos sintomas? Equilibre seu corpo e mente fazendo acupuntura na Clínica Ortopedia Daniachi.


Clínica Ortopedia Daniachi

A Clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036