Saiba o que fazer para minimizar as dores na lombar

Apesar da dor lombar ser um dos problemas na coluna cada vez mais frequentes (afeta 90% da população) e uma das maiores queixas em consultórios, existem algumas maneiras de minimizar os seus sintomas. 

A dor lombar costuma afetar não apenas pessoas de idade mais avançada, mas também os mais jovens, principalmente por causa do número de horas que passam sentados durante o trabalho ou em uma postura incorreta. 

 

Podemos dizer que a dor lombar ou lombalgia é o conjunto de manifestações dolorosas que acometem a região inferior da coluna vertebral e pode ser desencadeada por diversos fatores. Essa dor pode ser de dois tipos: 

 

  • Dor lombar aguda: uma dor forte, intensa e súbita, que aparece, geralmente, após um esforço físico, e desaparece logo depois. No entanto, ela pode chegar a durar de quatro a seis semanas, quando causada por um mau jeito na coluna ou então espasmos musculares que produzem rigidez nos músculos da região próxima ao sacro;
  • Dor lombar crônica: é uma dor menos intensa, porém persistente e que pode durar por mais de três meses até uma vida toda. Ela é multifatorial e costuma indicar um problema bem mais grave na coluna vertebral. 

 

Os sintomas característicos, além da dor na lombar, são: sensação de queimação ou “choque” na região lombar, incapacidade de ficar de pé ou de se movimentar livremente e irradiação da dor para as pernas.

 

Mas afinal, como minimizar as dores na lombar?

 

É possível aliviar as dores na lombar com alguns hábitos como:

 

  • Repouso parcial: ficar na cama, de repouso total, é contra-indicado, pois acaba acarretando ainda mais dores. O melhor é se manter em movimento, para que seus músculos não atrofiem. Contudo, sempre que possível, é importante colocar um travesseiro sob os joelhos, para diminuir a pressão sobre a região lombar, e alternar posições sentada e em pé.
  • Compressas quente e frias: a compressa fria ou com gelo irá anestesiar os nervos da área afetada, reduzindo o inchaço, e é mais eficaz se utilizada nas primeiras 24-48 horas após a lesão. Já as compressas de calor podem ter efeito contrário nesta fase inicial das dores, sendo indicada para quando não houver trauma aparente, para aliviar a dor lombar crônica.
  • Massagem: passada a fase de dor aguda, sessões de massagem podem ajudar a relaxar a musculatura e liberar endorfina que alivia a dor. 
  • Alongamento: alguns exercícios de alongamento podem ajudar a relaxar a musculatura e evitar que os músculos fiquem muito rígidos ou atrofiados, causando mais dor lombar.
  • Fisioterapia: alguns exercícios leves de fisioterapia podem fortalecer a musculatura da região abdominal, a fim de aumentar a mobilidade e a flexibilidade. No entanto, é necessário procurar a ajuda de um especialista a fim de evitar um problema ainda maior.
  • Medicamentos: alguns medicamentos podem aliviar a dor lombar, mas devem ser prescritos pelo seu médico de confiança.
  • Acupuntura: as sessões de acupuntura podem ajudar a aliviar a dor nas costas, com indicação de uma vez por semana, enquanto os sintomas estiverem presentes.

Clínica Ortopedia Daniachi

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