Conheça os benefícios do power pilates
O power pilates virou febre entre os praticantes em virtude da rapidez dos resultados. Diferentemente de exercícios que exigem paciência e tempo, a modalidade, que mistura técnicas de pilates e fisiculturismo, mostra seus efeitos nas primeiras semanas de prática.
Criado pelo enfermeiro alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial, o pilates está longe de ser uma novidade. A prática prega a concentração na respiração para fortalecer os principais músculos do corpo com sequências de movimentos controlados e precisos realizados no “mat” (solo) e aparelhos específicos com molas, cabos e polias.
Em 2001, o francês Sebastien Lagree, um professor de pilates de Hollywood, desenvolveu o seu método chamado Systeme Dynamique. Com o tempo, os praticantes começaram a chamar a prática de power pilates. Essa modalidade incorpora atividades que exigem mais força do aluno, aparelhos que oferecerem uma resistência maior, além de um circuito com fisiculturismo e atividades aeróbicas. É ideal para quem gosta de exercícios que exigem muito fôlego e nenhum descanso.
Considerada uma atividade aeróbica, envolve movimentos feitos rapidamente e sem intervalo algum. É extremamente dinâmico e perfeito para quem quer emagrecer, pois o ritmo sem intervalo gasta, em média, 450 calorias por aula. O tempo das aulas também foi reduzido para, no máximo, 50 minutos e as salas têm até dez alunos. O power pilates se mantém fiel ao método original, mas aliado a outros esportes para melhorar as curvas, a saúde e o condicionamento físico.
No power pilates, a malhacão com pesos garante melhor definição, principalmente nos braços, glúteos e abdômen. É possível também conseguir os mesmos benefícios encontrados na técnica tradicional. O pilates torna o corpo mais flexível, alongado e forte. Melhora a postura, a consciência corporal e a concentração.
Além disso, o aluno conta com os aparelhos e as molas que podem facilitar ou dificultar determinado movimento, e existe a própria estrutura do equipamento que ajuda na manutenção da postura durante os exercícios. O pilates solo depende da força do próprio corpo para realizá-lo.
Como toda modalidade esportiva, o power pilates necessita da orientação de um profissional especializado, principalmente se for um aluno que esteja iniciando a prática, já que no solo e com aparelhos existem exercícios de nível básico, intermediário e avançado. Como o pilates solo é mais difícil para ser executado, torna-se imprescindível o acompanhamento individual de um professor para corrigir a execução da manobra durante o treino.
Por se tratar de uma atividade intensa, é importante também ficar atento às contraindicações para se realizar o power pilates: alunos iniciantes (relativa), pessoas com lesões, instabilidade na região lombo-pélvica e com problemas na coluna e ombro em fase aguda.
O power pilates e o pilates de uma maneira geral complementam exercícios aeróbios com o objetivo de melhorar a flexibilidade, respiração, postura e, de quebra, a tonificação dos músculos, já que define abdômen, glúteos e pernas ao estimular o core, músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica, responsáveis pela estabilidade do corpo.
Quer emagrecer e tonificar seus músculos? Faça uma aula experimental de pilates na Clínica Ortopedia Daniachi.
Clínica Ortopedia Daniachi
A Clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036