Melhores exercícios para quem tem problema na coluna

problema na coluna

problema na coluna

Os problemas na coluna acometem boa parte da população, seja por motivos genéticos ou externos como má postura e prática errada de exercícios físicos. Embora muitas pessoas ainda tenham em mente que a prática de exercício físico para quem tem problema na coluna seja um erro, na verdade é a solução. Especialistas afirmam que os exercícios podem ajudar a aliviar as dores causadas pelos problemas na coluna, além de proporcionar uma melhora na qualidade de vida, no entanto não é qualquer exercício físico que é indicado. Pensando nisso, a equipe Daniel Daniachi selecionou alguns bons exercícios para quem problema na coluna. Confira!

Natação e Hidroginástica

As atividades realizadas na água são sempre recomendadas pelo fato de possuírem baixo impacto. Tanto a natação quanto a hidroginástica são responsáveis por fortalecer a musculatura da coluna, aliviando as dores e até mesmo amenizando os problemas na coluna. Ambas as atividades são excelentes para melhorar o condicionamento físico e a capacidade respiratória do paciente.

Pilates

O pilates visa melhorar as dores sentidas pelos pacientes através de um realinhamento da coluna. Os exercícios são de baixo impacto e além de fortalecer a musculatura, promovem um realinhamento da coluna vertebral, que pode tratar problemas como hérnias e dores crônicas. As aulas de pilates são personalizadas para cada aluno, ou seja, elas respeitam as limitações dos pacientes, evitando assim possíveis lesões.

Musculação

A musculação pode ser um forte aliado para evitar as dores, visto que fortalece os músculos da coluna e do abdômen. Para os praticantes da atividade que possuem algum problema na coluna não é recomendado o levantamento de muito peso e a prática deve ser acompanhada de um educador físico. Somente o educador físico pode orientar os melhores exercícios para o determinado tipo de problema. Nunca faça a série de exercícios por conta própria!

Caminhada

A caminhada leve e moderada, fortalece os músculos do corpo e libera endorfina, fazendo com que as dores causadas pelos problemas de coluna amenizem. É importante lembrar que a postura é muito importante na hora da caminhada, pois caso esteja errada, poderá agravar o problema que já existe.

Sempre busque orientação médica

Antes da prática de qualquer exercício é preciso procurar uma avaliação médica, principalmente os pacientes que já tem um problema de coluna. Somente um Ortopedista poderá avaliar se o paciente está apto ou não a realizar exercícios e quais são os indicados.

Conte com a clínica Ortopedia Daniachi para te ajudar a recuperar sua qualidade da vida! Possuímos profissionais especializados em ortopedia e traumatologia, além de contarmos com serviços de RPG, fisioterapia, acupuntura e pilates. Nossa clínica fica localizada em Higienópolis, em São Paulo. Agende sua consulta!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036

Endereço

Rua Rosa e Silva 154
Higienópolis - SP

Siga-nos
Telefone
Responsável Técnico
  • Dr. Daniel Daniachi - CRM 117036