Saiba o que fazer para minimizar as dores na lombar
Apesar da dor lombar ser um dos problemas na coluna cada vez mais frequentes (afeta 90% da população) e uma das maiores queixas em consultórios, existem algumas maneiras de minimizar os seus sintomas.
A dor lombar costuma afetar não apenas pessoas de idade mais avançada, mas também os mais jovens, principalmente por causa do número de horas que passam sentados durante o trabalho ou em uma postura incorreta.
Podemos dizer que a dor lombar ou lombalgia é o conjunto de manifestações dolorosas que acometem a região inferior da coluna vertebral e pode ser desencadeada por diversos fatores. Essa dor pode ser de dois tipos:
- Dor lombar aguda: uma dor forte, intensa e súbita, que aparece, geralmente, após um esforço físico, e desaparece logo depois. No entanto, ela pode chegar a durar de quatro a seis semanas, quando causada por um mau jeito na coluna ou então espasmos musculares que produzem rigidez nos músculos da região próxima ao sacro;
- Dor lombar crônica: é uma dor menos intensa, porém persistente e que pode durar por mais de três meses até uma vida toda. Ela é multifatorial e costuma indicar um problema bem mais grave na coluna vertebral.
Os sintomas característicos, além da dor na lombar, são: sensação de queimação ou “choque” na região lombar, incapacidade de ficar de pé ou de se movimentar livremente e irradiação da dor para as pernas.
Mas afinal, como minimizar as dores na lombar?
É possível aliviar as dores na lombar com alguns hábitos como:
- Repouso parcial: ficar na cama, de repouso total, é contra-indicado, pois acaba acarretando ainda mais dores. O melhor é se manter em movimento, para que seus músculos não atrofiem. Contudo, sempre que possível, é importante colocar um travesseiro sob os joelhos, para diminuir a pressão sobre a região lombar, e alternar posições sentada e em pé.
- Compressas quente e frias: a compressa fria ou com gelo irá anestesiar os nervos da área afetada, reduzindo o inchaço, e é mais eficaz se utilizada nas primeiras 24-48 horas após a lesão. Já as compressas de calor podem ter efeito contrário nesta fase inicial das dores, sendo indicada para quando não houver trauma aparente, para aliviar a dor lombar crônica.
- Massagem: passada a fase de dor aguda, sessões de massagem podem ajudar a relaxar a musculatura e liberar endorfina que alivia a dor.
- Alongamento: alguns exercícios de alongamento podem ajudar a relaxar a musculatura e evitar que os músculos fiquem muito rígidos ou atrofiados, causando mais dor lombar.
- Fisioterapia: alguns exercícios leves de fisioterapia podem fortalecer a musculatura da região abdominal, a fim de aumentar a mobilidade e a flexibilidade. No entanto, é necessário procurar a ajuda de um especialista a fim de evitar um problema ainda maior.
- Medicamentos: alguns medicamentos podem aliviar a dor lombar, mas devem ser prescritos pelo seu médico de confiança.
- Acupuntura: as sessões de acupuntura podem ajudar a aliviar a dor nas costas, com indicação de uma vez por semana, enquanto os sintomas estiverem presentes.
Clínica Ortopedia Daniachi
A Clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida.
Nosso centro possui tratamentos de fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes.
Marque sua consulta em Higienópolis e venha nos conhecer!
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia. Também possui subespecialização em Cirurgia do Quadril pela mesma instituição.
CRM 117036